A plataforma possibilita a realização de autos de prisão em flagrante, evitando o deslocamento físico de pessoas entre as unidades. 

ASCOM-PCMG

Nesta última terça-feira (07), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementou o projeto “Plantão Digital” nas Delegacias de Polícia Civil em Itaúna e Divinópolis, região Centro-Oeste do estado. A plataforma, lançada no mês de janeiro na capital mineira, possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de uma sala virtual, evitando o deslocamento físico de pessoas entre as unidades. 

Para o lançamento, as unidades receberam a visita do Chefe Adjunto da PCMG, Delegado-Geral Joaquim Francisco Neto e Silva, e a Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Delegada-Geral Ana Cláudia Oliveira Perry. Na ocasião, os conselheiros dialogaram com as equipes e receberam sugestões. Acompanharam as visitas o Coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), Delegado Breno Azevedo de Carvalho, o Chefe do 7º Departamento de Polícia em Divinópolis, Delegado-Geral Flávio Tadeu Destro, e o Delegado Regional de Divinópolis Cleovaldo Pereira.

 

Em Itaúna, a equipe foi recebida pelo Delegado João Marcos do Amaral Ferreira, que apresentou as dependências da delegacia e explicou os benefícios do novo projeto:

“O plantão digital proporcionará uma resposta mais ágil da Polícia Civil em relação ao crime, no que se refere à lavratura do auto de prisão em flagrante e sua conclusão, além de representar para o Estado uma economia, também prestigiará as vítimas, que não precisarão mais se deslocar até a cidade de Divinópolis naqueles casos em que sua oitiva se mostra necessária”, destacou.

 

No final do dia, a equipe se deslocou até a Delegacia Regional de Polícia Civil em Divinópolis para acompanhar o primeiro Plantão Digital, realizado pelo Delegado Marco Antônio Noronha e a Escrivã Vanessa Dayana. Na oportunidade, o Delegado Regional Cleovaldo Pereira reforçou que os autos de prisão em flagrante realizados remotamente não comprometem a segurança das informações.

“Todas as videoconferências são gravadas e todos os procedimentos possuem assinatura digital,” explicou.

 

Para o Delegado-Geral Flávio Tadeu Destro, Chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, o Plantão Digital proporcionará mais celeridade ao processo, além de otimizar os recursos humanos nas unidades.

“Com muito entusiasmo, estamos recebendo esse projeto aqui na região Centro-Oeste, reservando aos nossos policiais para atuarem mais no expediente e menos no plantão. Agradecemos a CDE em Itaúna, parceira histórica da PCMG na região, pela instalação e aquisição de parte dos equipamentos, os quais serão cedidos em comodato para a Polícia Civil. Esperamos em breve implementar a nova ferramenta nas Delegacias Regionais de Polícia Civil em Bom Despacho, Formiga, Pará de Minas e Nova Serrana”, concluiu.

 

O Projeto

 

O Plantão Digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferência entre os policiais e envolvidos em ocorrências criminais com mais rapidez dos procedimentos, ausência de deslocamentos que passam a ser desnecessários e com economia para o Estado.

Desde a inauguração em Belo Horizonte e Nova Lima, o projeto piloto foi regulamentado pela Resolução nº 8.133, assinada pelo Chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto de Souza, que instituiu, em caráter experimental, o Plantão Digital, por videoconferência, na Delegacia Regional de Polícia Civil em Nova Lima e na Deplan III do Barreiro/Belo Horizonte.

O Plantão Digital é um dos projetos prioritários para a PCMG e é acompanhado, mensalmente, pelo Governador Romeu Zema.