cabos furtados
Foto: Divulgação/PMMG

Suspeito forja furto de carro para tentar se safar e acaba preso; Polícia prendeu outras duas pessoas

A Polícia Militar apreendeu cerca de 600 kg de cabos furtados, recuperou um veículo roubado e prendeu três homens suspeitos de associação criminosa, nesta quarta-feira (5/3), em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A operação foi conduzida por militares do 23º Batalhão da PM (BPM) após uma denúncia de que suspeitos estariam queimando grande quantidade de fios em uma área de mata no bairro Elizabeth Nogueira.

Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com dois veículos — um Voyage preto e um Ford Ka azul — trafegando em alta velocidade em direção à margem do rio. Após a abordagem, os militares constataram que o Ford Ka havia sido furtado em 3 de fevereiro de 2025, na cidade de Carmópolis de Minas. Além disso, que o condutor do Voyage não possuía habilitação.

Conforme a PM, durante a ação, um terceiro veículo, um Corsa branco, aproximou-se da área. Contudo, ao notar a presença policial, o motorista deu marcha à ré e fugiu em direção ao rio Itapecerica. Em seguida, abandonando o carro e atravessando o rio a nado. Nas margens do rio, os militares encontraram ferramentas e várias fogueiras com fios e cabos de energia queimados. De acordo com a polícia, o material totalizava cerca de 600 kg de cabos furtados de uma fazenda de energia fotovoltaica em Itatiaiuçu.

Presos devido a cabos furtados

Dois jovens, de 18 e 19 anos, acabaram presos no local pelos crimes de furto de fios de cobre, receptação de veículo furtado. Além disso, por associação criminosa. Ainda conforme a PM, os militares apreenderam todos os veículos envolvidos, sendo encaminhados ao pátio credenciado.

Enquanto a PM registrava a ocorrência, o proprietário do veículo Corsa compareceu à 53ª Companhia do 23º BPM, localizada na rua Pernambuco. Lá, ele tentou registrar um boletim de ocorrência de furto de seu próprio carro, na tentativa de se eximir da responsabilidade.

Questionado, ele confessou ter participado da queima dos cabos furtados, levando combustível para a queima dos materiais e se preparando para transportar o cobre para o receptador. O homem, de 27 anos, acabou preso por comunicação falsa de crime, furto e associação criminosa.

A Polícia Militar segue investigando o caso para identificar outros envolvidos na receptação e venda do material furtado.