Operação contou com direcionamento de orientações aos produtores rurais e empreendimentos que apresentam cavidades naturais em seus imóveis.
As frações do Policiamento de Meio Ambiente sediadas em Formiga e Arcos, pertencentes ao 6º Pelotão da 1ª Companhia do BPM MAmb, durante a corrente operação Verde Minas II, a qual objetiva o combate aos incêndios florestais, desencadeou nos dias 4, 5 e 6 de setembro a Operação Preventiva em Cavidades Naturais, na região cárstica dos municípios de Arcos, Pains e Córrego Fundo/MG.
Na ocasião, quatro equipes realizaram o patrulhamento preventivo com foco na proteção dos patrimônios: ambientais, culturais, espeleológicos e paleontológicos. Com direcionamento de orientações aos produtores rurais e empreendimentos que apresentam cavidades naturais em seus imóveis.
Dentre as cavidades e locais de maior expressão destaca-se a Gruta do Éden, a Pedra do Cálice e o mural de pinturas rupestres. Além de outros vinte e sete pontos monitorados durante a operação, como a Gruta da Violeta na Estação Ecológica do Corumbá.