Treinamento será ministrado por militares do BOPE e do CPE da Polícia Militar de Minas Gerais
Portal Centro-Oeste
Na manhã desta quinta-feira (12) foi realizada a cerimônia de abertura do Treinamento sobre Procedimentos Operacionais em Ocorrências de Ataques a Agências Bancárias e Similares, em Divinópolis. A capacitação será ministrada pelos militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar de Minas Gerais. Ao todo, 45 policiais da Sétima Região estão participando do treinamento.
O evento se iniciou com um pronunciamento do comandante da Sétima Região, Coronel Marcelo Augusto Santos, que ressaltou a importância do treinamento para o aprimoramento técnico-profissional dos militares da região, devido ao atual cenário da Segurança Pública, para atender às demandas relacionadas à ocorrência de explosão de caixas eletrônicos.
Em seguida, o comandante do CPE, Coronel Giovanne Gomes da Silva, explanou sobre os objetivos da capacitação, fazendo uma contextualização da situação no Estado de Minas, com a exibição de vídeos com casos reais, além da apresentação de vários conceitos técnicos e a doutrina de emprego operacional nestes casos.
Ao final da apresentação, Marcelo Augusto fez a entrega de um certificado de agradecimento ao Coronel Giovanne, pelo apoio do CPE às ações e operações desenvolvidas pela 7a RPM, além do treinamento que será ministrado aos militares.
O treinamento teve início já nesta manhã, com uma abordagem teórica sobre temas como: Ações especializadas em enfrentamento/FT (Força Tarefa), ações de cerco e bloqueio em áreas rurais e primeira intervenção em incidentes com bombas e explosivos.
Ainda na tarde de hoje, os policiais receberão um treinamento prático sobre “explosivos e efeitos da explosão”, na sede da Sétima Região. Na sexta-feira (13), durante todo o dia haverá a capacitação sobre “Conduta de Patrulha em Área Rural” e a cerimônia de encerramento, às 18h.