Ação em Gorduras apreende armas, ferramentas e pedras preciosas com multa de mais de R$ 800 mil aplicada aos infratores.
Uma operação do 6º Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar desarticulou, nesta quinta-feira (9), um esquema de garimpo ilegal de quartzo na região de Gorduras, no município de Arcos (MG). A ação resultou na prisão em flagrante de dez pessoas, acusadas de crimes contra a União e o meio ambiente. O grupo extraía ilegalmente gemas de quartzo destinadas ao mercado internacional, além de ameaçar produtores rurais locais e invadir propriedades privadas.
No local da operação, os policiais apreenderam 35 ferramentas, incluindo 19 picaretas, 11 pás, 3 alavancas e outros equipamentos usados na mineração ilegal. Além disso, recolheram 7 quilos de gemas de quartzo distribuídos em quatro sacolas plásticas, uma pistola Taurus calibre 9mm, uma espingarda calibre 28 e diversas facas e facões. Também apreenderam dois veículos, nove celulares e duas buchas de maconha.
Levaram os presos ao Departamento de Polícia Federal em Divinópolis para os procedimentos legais. Sendo assim, emitiram dez autos de infração, totalizando R$ 829.650,00 em multas. A operação foi desencadeada após diversas denúncias de garimpo ilegal e violência na região.