Jeferson foi acusado de estupro (Foto: Reprodução Faceboo)

A Polícia Civil (PC) investiga o caso de suicídio que ocorreu no presídio Floramar no último final de semana. Nesta quinta-feira (08), o delegado Marcos Henrique Montal’verne esteve no presídio. Ele irá recolher as gravações das imagens de segurança e ouvir todos os funcionários que tiveram contato com o jovem, de 25 anos, antes dele se enforcar.

Jeferson Fernandes foi preso em flagrante após ser acusado de estupro. Ele foi levado para o Floramar no sábado (03) e ficou na cela de triagem. Ao PORTAL o delegado disse que as investigações, até o momento, apontam que o protocolo foi seguido pelos agentes penitenciários e que em nenhum momento ele teve contato com outros presos.

O delegado disse que até o momento tudo indica que o protocolo foi seguido pelos agentes (Foto: Amanda Quintiliano)

O delegado disse que até o momento tudo indica que o protocolo foi seguido pelos agentes (Foto: Amanda Quintiliano)

“Até agora não teve nenhum indício de comportamento omissivo, de estimulo. Tudo foi feito seguindo o protocolo”, afirmou.

O inquérito deverá ser concluído em 30 dias. Montal’verne ainda não teve acesso ao laudo da perícia que irá apontar as causas da morte. O rapaz foi encontrado com vida pendurado em uma “tereza” feita de lençol. Ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 horas), mas não resistiu. Familiares também serão ouvidos pelo delegado.

Seds

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) também abriu uma investigação preliminar para apurar administrativamente se alguém dentro do presídio Floramar foi responsável pela morte do rapaz. Ao PORTAL, a Seds informou que a instauração do procedimento administrativo faz parte dos tramites da secretaria para este tipo de caso.

Na ocorrência divulgada pela Polícia Militar (PM) o caso é tratado como suicídio. A informação é de que o rapaz teria saído de uma festa na madrugada de sábado (03) e ido para a casa de um casal de namorados. Lá, a vítima, de 21 anos, teria ligado para a polícia alegando que acordou com o jovem fazendo sexo oral nela e que gritou pelo namorado dela. Jeferson foi preso na garagem.

Estupro

Jeferson foi acusado de estupro (Foto: Reprodução Faceboo)

Jeferson foi acusado de estupro (Foto: Reprodução Faceboo)

A delegada responsável pela ocorrência do suposto estupro, Gorete Rios teve acesso aos relatos da vítima nesta quinta-feira (08). Segundo a delega, pelo boletim não é possível verificar indícios de estupro consumado. Entretanto, como o suspeito morreu, a certidão de óbito será anexada ao inquérito e ele será encerrado. A delegada disse que não há nenhuma outra versão ou declaração da vítima.

Jeferson foi preso em flagrante. O que teria refletido na prisão dele foi a tentativa de fuga, o que, segundo o delegado plantonista, demonstrou um ato de culpa. O rapaz também não teria negado e nem confirmado, apenas afirmado que havia bebido.

Manifestação

Amigos do rapaz estão mobilizando um protesto para este sábado (10), às 12h na Praça da Catedral. A morte de Jeferson é tratada por eles como “estranha”.

“Quem conhecia ele sabe que ele era um rapaz que não seria capaz de matar uma formiga. Isso está muito estranho”, desabafou a amiga dele, Camila Costa.

Eles questionam os procedimentos adotados. Segundo Camila, não foi feito nenhum exame para verificar se houve estupro e nem foi assegurado o direito a defesa.

Questionada se os amigos pretendem acionar a Justiça, ela disse que o jovem era órfão de pai e mãe e que apenas recentemente descobriu ter uma irmã e que precisaria ser alguém da família para tomar alguma medida.

“Queremos pedir justiça nesta manifestação, para que casos assim não se repitam. Ele não merecia morrer como estuprador suicida”, afirmou.