Policiais serão responsáveis pelos atendimentos (Foto: Henrique Chendes/SES-MG)
Policiais serão responsáveis pelos atendimentos (Foto: Henrique Chendes/SES-MG)

Policiais serão responsáveis pelos atendimentos (Foto: Henrique Chendes/SES-MG)

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está realizando uma série de mudanças no atendimento do número 190. O objetivo é que o cidadão, ao acionar a polícia, tenha um serviço mais humanizado e uma resposta mais rápida da sua demanda. A ação já faz parte da nova gestão da PM formada pelo comandante-geral, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, e pelo chefe do Estado Maior, Coronel Marco Antônio Bicalho.

De acordo com o chefe do Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp) da PM, Tenente-coronel Paulo Starick, a principal mudança será na filosofia do trabalho, saindo do quantitativo e passando para o qualitativo.

“Vamos continuar a atender bem, mas com muito mais humanização. A filosofia era de um call center, mas a ideia agora é deixar de tratar o solicitante como um cliente para atendê-lo como uma vítima que está pedindo socorro”, ressaltou.

Entre as principais mudanças, está a reconvocação de policias militares para trabalhar como atendentes. Além dos civis que já trabalham no centro sob a supervisão de militares, os policiais vão cuidar das ocorrências mais complexas.

“Os civis sempre trabalharam muito bem. O atendimento era muito bom. O que está sendo feito é apenas uma melhoria para agilizar o serviço e facilitar o atendimento da ocorrência, já que o policial militar tem mais experiência nesses casos”, disse o tenente-coronel Starick.  Em 2014, o 190 da Polícia Militar recebeu mais de 7 milhões de ligações e registrou apenas oito reclamações.