A ação conjunta é em função de dois grandes eventos: o ENEM e a final da Copa do Brasil 2024.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou, nesta sexta-feira (8), o planejamento das instituições envolvidas na segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Também, para a segurança da final entre Atlético e Flamengo, válida pela Copa do Brasil 2024, que acontecerá neste domingo (10) na Arena MRV, na capital.
Segundo o subcomandante do DOP, o planejamento visa abranger todas as situações envolvidas no evento, destacando a segurança para quem estará diretamente ou indiretamente envolvido. Durante a coletiva, o tenente-coronel Mafra pediu que os torcedores que irão à Arena MRV cheguem com antecedência ao estádio, a fim de facilitar o acesso. A Esplanada será aberta ao meio-dia e as catracas começarão a ser liberadas às 13h.
A criação do GIE Torcidas
Em um esforço para combater a violência entre torcidas organizadas, foi anunciada a assinatura de uma resolução conjunta entre as Forças de Segurança Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, criando o Grupo de Intervenção Estratégica (GIE Torcidas). A promotora Paula Ayres destacou que o objetivo do grupo é agir de forma integrada e eficiente no enfrentamento de crimes praticados por torcedores e torcidas organizadas, tanto preventivamente quanto repressivamente.
Tecnologia e integração no controle das operações
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) contará com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, equipado com uma carreta operacional, drones e torres de filmagem, além do monitoramento de tornozeleiras. O objetivo é garantir a segurança durante o evento.
- Rio Itapecerica atinge 70cm acima do leito normal em Divinópolis
- Carmo da Mata decreta situação de emergência após fortes chuvas
- Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
- Previsão de chuva forte continua para Divinópolis e região
- Acidente na BR-494 em Divinópolis envolve dois veículos e deixa adolescente ferida
Reforço no efetivo policial e apoio à PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará a escolta das torcidas do Flamengo, com apoio da PMMG. O inspetor Aristides Júnior informou que a escolta da divisão entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com acompanhamento e monitoramento durante toda a chegada a Minas e na rota de retorno.
Com o reforço nas operações e a cooperação entre as diversas forças de segurança. As autoridades buscam garantir a tranquilidade dos eventos, garantindo que tanto o Enem quanto a final da Copa do Brasil aconteçam sem incidentes graves.