Foto: TV Candidés/Sistema MPA

Dois militares da 142ª Cia da Polícia Militar de Divinópolis receberam, através da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), uma singela homenagem por terem salvado a vida de uma criança de dois anos. O Certificado de Reconhecimento foi entregue pelas mãos de Nilara da Silva, mãe da garotinha.

O caso foi registrado no dia 17 de agosto, no Bairro Paraíso e emocionou a população e os militares que não estavam acostumados a prestar este tipo de atendimento. Segundo Nilara, a filha Emanuele não passava bem, apresentava febre e começou a ter uma crise convulsiva.

Foto: TV Candidés/Sistema MPA

Foto: TV Candidés/Sistema MPA

“Eu sai desesperada pela porta de casa para pedir ajuda. Eu precisava levar a minha filha para receber atendimento médico e, graças a Deus, a viatura da Polícia Militar passava exatamente naquela hora”, lembra a mãe, Nilara da Silva.

O socorro veio no momento certo. O 3° Sargento da PM, Oriosvaldo Pinheiro Silva e o Soldado Rafael Pinheiro da Silva colocaram Emanuele na viatura e seguiram sentido a Upa Padre Roberto. No carro as manobras de primeiros socorros foram feitas por um militar.

“Eu comecei a fazer a massagem cardíaca, mas foi muito difícil, porque ela não reagia. Quando a mãe me contou que a filha havia se engasgado com o leite eu mudei a técnica. Depois dessa informação, eu virei a criança de bruços e iniciei a manobra para tentar fazer ela voltar a respirar”, contou o Sargento Oriosvaldo.

Quando os militares chegaram próximo a Upa, Emanuele recuperou os sinais vitais, mas ela ainda estava desmaiada. Na unidade ela recebeu atendimento médico e o quadro clínico foi estabilizado. A atitude dos militares foi fundamental para garantir a vida da criança. Apesar de não ser uma atuação comum realizada pelos policiais, eles estavam preparados para atuar com as técnicas apreendidas durante a formação.

“No momento da ocorrência a gente fica bastante preocupado, principalmente por se tratar de uma criança. Mas o alívio veio após a gente perceber que tudo correu bem”, acrescentou Soldado da PM, Rafael Pinheiro.

Para o Presidente da Acasp, José Levi Lucas o certificado é um símbolo que marca o bom serviço prestado pela PM.

“A homenagem tem o intuito de reconhecer os esforços dados pelas Forças de Segurança, nesse caso, o da Polícia Militar. É uma forma de mostrar que o trabalho da PM vai além de coibir crimes através de ações preventivas e repressivas. Eles assumiram naquele momento o papel de salvar uma vida. É de extrema importância a comunidade conhecer os feitos positivos de profissionais dessa área”, enfatizou o Presidente da Acasp, José Levi.