Para reforçar o combate ao Aedes Aegypti, a Prefeitura de Bom Despacho criou um espaço para os cidadãos denunciarem locais com focos do mosquito Aedes aegypti pela internet. A partir de agora basta o cidadão acessar o link do formulário e preencher. É preciso informar apenas o endereço e com a ajuda de um mapa a informação é redirecionada para as equipes responsáveis.
“Temos que acabar com o mosquito, mas para isto as pessoas precisam se conscientizar da necessidade de limpar seus quintais, acabar com a água parada e denunciar os vizinhos que criam o transmissor da dengue, da chikungunya e do zica vírus. Este último ainda está relacionado à microcefalia em bebês”, destaca a secretária de Saúde, Neide Braga.
Para obrigar as pessoas a combaterem o Aedes Aegypti, no final de 2015, o prefeito sancionou a Lei 2.532 que multa os moradores de imóveis com locais propícios para proliferação ou que têm focos do mosquito. A Prefeitura também contratou mais 30 agentes de saúde. No total, 55 servidores atuam diretamente no combate do mosquito. A equipe ainda está fazendo bloqueios de raio num perímetro de 300 metros ao redor das áreas que foram encontrados
A cidade aparece no topo do ranking do estado entre os municípios mais críticos. Em 2015, foram 244 ocorrências confirmadas, contra 38 no ano anterior. Este ano já houve 7 notificações. No ano passado foram 1836.