Em nota órgão esclareceu que a medida não gera custo já que o veículos já ficam à disposição dos vereadores

Após repercussão nas redes sociais, a Câmara de Divinópolis emitiu nota esclarecendo sobre o uso dos carros oficiais. A Portaria 042/2019 apenas normatizou a utilização dos carros próprios do legislativo.

Hoje, a câmara possui em seu patrimônio 5 veículos (adquiridos entre 2008 e 2015) para realizar suas atribuições administrativas e legislativas .

De acordo com a portaria, um deles ficará à disposição da presidência da câmara para questões administrativas e parlamentares; os outros quatro ficarão para cada um dos membros da Mesa Diretora: presidente, Rodrigo Kaboja (PSD); vice-presidente, Marcos Vinícius (PROS); Primeiro secretário, Renato Ferreira (PSD); e segundo secretário, Nego do Buritis (Patriota).

Em nota, a câmara disse que o uso dos citados veículos dependia de despacho do Presidente da Câmara para autorizar o motorista a rodar na cidade ou na zona rural. Tais carros, destinam-se a conduzir vereadores e servidores nas atividades parlamentares e administrativas.

Ainda em nota, o órgão informou que “tem obrigação de transparência e é oportuno esclarecer que não existe nenhum acréscimo, compra de novos veículos, aumento de gastos, de motorista, gasolina ou efetivo”.

“Por ser um órgão colegiado ( composto pelo Presidente, Vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário), o presidente da Câmara decidiu descentralizar essa atividade de autorização do uso do veículo dentro de Divinópolis (Zona Rural e Urbana), transferindo para cada um dos membros da mesa, a prerrogativa de orientar o uso de um veículo para exercício de atividades parlamentares, normatizando uma prática cotidiana”.