Previsão meteorológica mostra volume de 250 milímetros de chuva na Região; Veja quais são as áreas de risco
Ilídio Luciano
A Defesa Civil de Divinópolis convocou na manhã desta quinta-feira (23), os demais órgãos de Segurança Pública e a imprensa, para anunciar as ações de combate a possíveis catástrofes provocadas pelas chuvas que atingem a cidade e a Região Centro Oeste de Minas Gerais.
O volume de chuva que ainda está por vir para a região Centro Oeste do Estado, para o final de semana é de 250 milímetros, segundo dados dos institutos de meteorologia.
O Secretário de Segurança, Trânsito e Transporte (Setrans), Marcelo Augusto falou pela Defesa Civil Municipal.
“Estipulamos um plano de ação entre as diversas secretarias municipais, que já está sendo executado, e agora também com a Polícia Militar e os Bombeiros, para as próximas 72 horas, onde há o risco de intensificação das chuvas, para que possamos juntos atender qualquer necessidade de socorro que possa acontecer na cidade e em nossa região”, explica.
Marcelo reforça que, a responsabilidade do controle da segurança na cidade é da Secretaria de Trânsito, e que ações podem ser tomadas, como por exemplo, o fechamento de ruas e avenidas que apresentarem risco de alagamento.
“Nós da Secretaria de Trânsito, com a Defesa Civil é quem estará à frente das ações. Então qualquer providência de intervenção de pista, encosta com risco de deslizamento e outros eventos, como abrigo para pessoas desalojadas, ficará sob nossa responsabilidade”, assume.
O secretário também informa que a Defesa Civil monitora diariamente o fluxo de águas do Rio Itapecerica, que pode transbordar e invadir principalmente a pista da Rua Magalhães Pinto.
“Estamos fazendo esse monitoramento constante; qualquer informação será passada para a população, para evitar qualquer mal maior, mas por enquanto a situação do Rio é tranquila e mesmo com a possibilidade de um volume de 250 mm de chuva no final de semana, não há risco de transbordamento do rio”, garante.
Alerta dos Bombeiros
O Capitão Ricardo Augusto Ferreira Quadros representou o Corpo de Bombeiros e informou que o volume maior de chuvas é para todo o final de semana, não apenas para um determinado dia ou horário específico.
“É uma previsão de chuvas fortes durante o período de 72 horas, portanto queremos tranquilizar a população, que não está previsto uma pancada de chuva isolada, em um dia, ou um período de um determinado dia, é chuva volumosa em todo o final de semana”, alerta.
Segundo a Defesa Civil, os locais de risco de cheias e inundações em Divinópolis são:
Margem urbana do Rio Itapecerica; curva do Bairro Esplanada, após a Copasa; proximidades do Recando dos Rouxinóis, margem direita; Estádio Farião; Bairro Candelária na curva esquerda; Vila João Costa, no bairro Catalão; Loja Maçônica do bairro Belvedere II; Rua Ibituruna, Vila Santo Antônio; Rotatória de acesso ao Bairro Bom Pastor; Rua Pitangui, na Rua Centralina até Elisa Pinto do Amaral; Avenida JK, próximo ao Hemominas e Rua Paraíba, entre Mato Grosso e Maranhão.
Já as áreas com risco de deslizamento de encostas estão nos seguintes locais:
Alto São João de Deus; Rua Jaime Martins, no Bairro Niterói; Alto São Vicente, Rua São Vicente; Rua Lagoa da Prata, no Belvedere II; Rua Guapé, no Bairro São Judas Tadeu e Rua Medina, no Bairro Bela Vista.
Foto de capa: ilustrativa/Arquivo Portal Gerais