Um certificado de coragem será distribuído para os imunizados (Foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)

O pequeno, acompanhado da mãe, foi a primeira criança a receber o imunizante pediátrico em Divinópolis

Gabriel Henrique Alves de Souza, de 10 anos, morador do bairro Vila Romana foi a primeira criança de Divinópolis a tomar a dose do imunizante pediátrico da Pfizer. A vacinação para a faixa etária de 5 a 11 anos começou nesta quarta-feira (19/1).

O pequeno foi imunizado no Centro de Saúde do Bom Pastor. Acompanhado da mãe, ele recebeu a primeira dose sem esconder o contentamento.

“Estava esperando a vacina, porque com ela eu posso voltar a ir na escola e a vacina é importante para que todas as crianças não fiquem doentes”, ressaltou.

A mãe do garoto, Dulce Aparecida de Souza, contou que estava muito aflita esperando que este momento chegasse.

“Assim que abriu o cadastro eu já garanti a vaga dele, para que ele possa voltar seguro para a escola, já são quase 2 anos sem escola”, destacou. 

O secretário de Saúde, Alan Rodrigo, lembrou que, exatamente há um ano, começou a vacinação contra a Covid-19 em Divinópolis e, hoje, o início da vacinação das crianças é mais um momento histórico e um período de alerta para toda população.

“Para nós, é um momento de muita alegria iniciar a vacinação das crianças no município, exatamente quando completamos um ano do início da vacinação de adulto, que tem sido um sucesso, mas é também um momento de apreensão com o aumento dos casos na cidade, portanto. Precisamos reforçar com a população o compromisso de tomar a vacina, seja a primeira, a segunda ou a dose de reforço. Assim como as crianças, que os adolescentes e adultos possam procurar os postos de saúde para completarem o seu ciclo vacinal para superarmos essa pandemia”, reforçou.

O assessor especial de Governo, Fernando Henrique, relembra que os pais são responsáveis pela proteção dos seus filhos.

“Pedimos a todos os pais e responsáveis que cadastrem as suas crianças, as levem nos postos de saúde para serem vacinadas e tenham a consciência de que é importante estarem protegendo os seus filhos, crianças pelas quais são responsáveis”, destacou.

A vice-prefeita Janete Aparecida salientou a importância da vacinação.

“Assim como o Gabriel, que tem uma doença respiratória, várias outras crianças sofreram muito nesse momento de pandemia por serem mais vulneráveis à doença e também pelo medo de não poderem voltar para a escola com receio de pegar o vírus. Incentivamos os pais para que possam vacinar suas crianças, protegendo-as contra a temida covid-19, mas, que não deixemos de lado todos os cuidados necessários contra o coronavírus”, lembrou.

A Prefeitura de Divinópolis atenta para a tampa do frasco da vacina que é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos responsáveis que levarão as crianças aos postos de vacinação.