Atendimento estendido é para tentar aliviar a UPA
Com a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis, devido a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) orienta a população para buscar atendimento, preferencialmente, nas unidades de saúde.
Durante a semana, as unidades atendem de 7h às 17h e recebem pacientes com casos suspeitos de Covid-19. No próximo sábado (10/4) e domingo (11/4), as unidades de saúde São José, Central e Bom Pastor funcionarão das 7h às 19h e a unidade de Santo Antônio dos Campos (Ermida) atenderá de 7 às 17 h.
“É de extrema importância que a população procure as unidades de saúde para evitar a sobrecarga UPA e atender as pessoas com mais agilidade”, afirmou em nota a prefeitura.
UPA superlotada
Mesmo com a ampliação de leitos, nesta quarta-feira (7/4) a enfermaria adulto do hospital de campanha que funciona na UPA estava com 109,3% de ocupação, ou seja, dos 35 leitos, 32 tinham pacientes.
No CTI adulto, a ocupação estava em 100% com 30 leitos ocupados. A enfermaria infantil estava com ocupação de 12,5% com um dos oito leitos ocupados.
As unidades de saúde que estarão abertas no final de semana são:
– Unidade de Saúde Central (atenderá pacientes das unidades: Ipiranga, Tietê, São Roque I e II, Campina Verde, Buritis, Candidés, Primavera, Antônio Fonseca, Jusa Fonseca, Paraíso, Maria Lúcia Gregório, Santos Dumont, Nova Holanda e Nossa Senhora das Graças).
– Unidade de Saúde Bom Pastor (atenderá pacientes das unidades: Afonso Pena, Serra Verde, Osvaldo Machado Gontijo, Candelária, Nações, Sagrada Família, Santa Lúcia, Vale do Sol, Santa Rosa, CSU, Lagoa dos Mandarins e Icaraí).
– Unidade de Saúde São José (atenderá pacientes das unidades: São Paulo, Belvedere I e II, Nilda Barros, Jardinópolis, Morada Nova, Planalto I e II, Danilo Passos, Niterói e Itaí).
– Unidade de Saúde Ermida (atenderá pacientes das unidades: Ermida I e II, Djalma Dutra, Quilombo e Belo Vale/Rancho Alegre.