Fomentar a cultura e promover um encontro inspirador. Este é o objetivo do primeiro “Viva a Poesia” que será realizado no dia 12 de março, na praça da Bíblia, em Divinópolis. A programação é recheada de apresentações e contação de estórias. Também haverá uma feirinha literária. São esperadas 300 pessoas para “viver a poesia”.
No espaço haverá apenas uma caixa de som e microfone. A decoração será feita com poesias. Não é à toa que o tema se resume em “simplicidade”. A ideia partiu do desejo de Fabiana Amorim em vivenciar momentos “intimistas e inspiradores”. A proposta é que as pessoas sentem no chão para curtirem um momento de descontração, reflexão e sorrisos.
“Será um momento onde todos poderão se socializar e compartilhar afinidades, permitindo que pessoas de todas as idades sejam inseridas, incentivando a arte e o lazer. Proporcionar um evento inovador, em uma região pouco aproveitada em Divinópolis”, comenta.
O evento começa às 16h e vai até às 19h. Quem for participar poderá levar um poema escrito ou impresso, pode ser de autoria própria ou de qualquer escritor. Também haverá troca de livros, por isso, a idealizadora sugere aos participantes levarem alguma obra para doarem ou trocar. Não precisa ser novo.
“Queremos fazer da vida uma poesia: enquanto observamos um artista se expressar, um contador de estórias nos levar a uma viagem pelo mundo da imaginação, ver o sorriso no rosto de uma senhora, o giro de uma criança que se diverte, uma poesia recitada pela alma e um corpo que nela se liberta de qualquer outra preocupação”, conclui Fabiana.
Quem quiser ser um voluntário do projeto pode participar, por exemplo, registrando o evento com fotos, fornecendo cama elástica, tatuagens ou outra atividade.
Lá ainda haverá uma barraca com comidas e bebidas. O dinheiro arrecadado será revertido para compra de óculos e exames para as crianças do abrigo Divina Luz, através do Lions Clube, que coordena a ação.