Público poderá medir nível de glicemia, e receberá orientações sobre riscos e tratamento da doença
João Victor Silva
O Saúde em Dia: Prevenção do Diabetes será realizado, neste sábado (27), em Divinópolis. No local serão feitas medidas de glicemia, aferição de pressão arterial, e também educação em saúde. O evento é gratuito para toda a população será na Praça do Santuário, de 09 às 12h.
A ação, que já foi realizada nos dois anos anteriores, é organizada pelo Educação em Diabetes, um projeto de extensão do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atualmente, o projeto é composto por professores e técnicos da Ufsj, e acadêmicas do 8º período do curso de Farmácia.
A farmacêutica e coordenadora do projeto, Caroline Domingueti, afirma que o objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância da prevenção do diabetes, principalmente sobre o controle dos fatores de risco para prevenir a doença.
Ações
Neste sentido, será feita uma triagem de glicemia do público, e caso ela apresente alterações, os cidadãos serão orientados a procurar um posto de saúde para fazer o exame de glicemia de jejum, para confirmar o diagnóstico.
Segundo Caroline, o diagnóstico precoce é muito importante, pois a pessoa já pode começar o tratamento de uma doença que muitas vezes não apresenta sintomas.
“Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais cedo se inicia o tratamento e controle da doença. Com isso, é possível evitar várias complicações graves advindas da diabetes”, anuncia a farmacêutica.
Além da medida de glicemia do público, aqueles que são diabéticos também receberão orientações, com relação à aplicação da insulina, uso correto dos medicamentos, entre outras medidas importantes para o controle da diabetes e para o autocuidado.
Prevenção
Caroline lembra que a prevenção do diabetes é de extrema importância, pois é uma doença que pode trazer várias complicações graves para o paciente.
Ela declara que é muito importante que a população se atenha ao controle do peso, tendo uma dieta mais saudável e equilibrada, rica em verduras e frutas, entre outros alimentos importantes para nosso organismo.
É recomendado também a prática de atividade física, e o abandono do tabagismo, pois estes fatores contribuem para controle dos fatores de risco.
No caso daquele que já é diabético, o controle da doença também é extremamente importante, visto que o tratamento adequado e controle da glicemia são essenciais para prevenção de complicações, como:
- Doença renal do diabetes, que pode levar o paciente até mesmo a necessidade de diálise;
- Retinopatia diabética, que causa lesões na retina e pode levar à cegueira;
- Desenvolvimento de catarata;
- Desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico;
- Trombose;
- Lesões nos membros inferiores de difícil cicatrização, podendo levar até mesmo a amputações;
- Neuropatia, uma lesão dos nervos periféricos, onde perdemos a sensibilidade;
- Incontinência urinária e impotência sexual, entre outras complicações
“A pessoa pode viver muito bem com diabetes se ela controlar direitinho essa doença que possui. Por isso que é muito importante o autocuidado e tratamento correto da doença, e também o controle adequado da glicemia”, expõe a farmacêutica.