Pelo menos cem pessoas estiveram na Praça da Catedral para receberem informações sobre a prática de atividades físicas para a promoção da saúde neste sábado (09). A iniciativa foi realizada pela Diretoria de Atenção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação de acadêmicos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
A ação teve por objetivo incentivar as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) para buscar o equilíbrio da mente e do corpo, valorizando o ser humano como um todo. Dessa forma, durante toda a manhã a população teve acesso práticas de alongamento, pilates, chi kung e até mesmo a zumba.
“Foi uma excelente oportunidade de repassar informações sobre estas atividades e sensibilizar as pessoas a praticá-las, visto que trazem benefícios para a saúde”, destaca fisioterapeuta da Semusa, Fernanda Francischetto do Amaral.
Todas as apresentações tiveram 30 minutos de duração a exceção ficou por conta do alongamento. Além da apresentação das PIC’s, foram montados na Praça da Catedral stands. Neles acadêmicos de ciências biológicas abordaram temas ligados a botânica, homeopatia e repelentes naturais. Além desses acadêmicos, participaram deste evento os estudantes de educação física e fisioterapia. Profissionais da Semusa também deram suporte a esta iniciativa.
Outros temas abordados e que também chamaram a atenção dos participantes foi o relativo ao sono e distúrbios do sono e o que tratou sobre a diabetes. A população recebeu informações e teve a oportunidade de tirar dúvidas relativas a estes assuntos.