Robervan já esteve a frente de outras ações populares (Foto: Jornal Agora/Arquivo)

 

O PRB protocolou no Ministério Público (MP), em Divinópolis, uma representação contra os vereadores Rodyson Kristnamurti (PSDB) e Nilmar Eustáquio (PP). O partido aponta suspeita de propaganda eleitoral extemporânea e de corrupção eleitoral. Ambos estariam cadastrando cidadãos com a promessa da casa própria. O documento foi apresentado pelo advogado Robervan Faria e pela ex-vereadora, Heloísa Cerri.

Este assunto vem se arrastando há dias na Câmara Municipal. Os dois parlamentares já negaram, em plenário, a prática e se apresentaram apenas como articulares. Os dois estão acompanhando o processo junto a Cohab para a liberação do novo conjunto habitacional perto do Lagoa dos Mandarins. O protocolo de intenções foi assinado no dia 07 de outubro.

Comunicados como este foram afixados pela Câmara por determinação de Kaboja (Foto: Divulgação)

Comunicados como este foram afixados pela Câmara por determinação de Kaboja (Foto: Divulgação)

Na próxima semana o prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB) deverá se encontrar com o presidente da Cohab, Claudius Vinicius Leite Pereira para entregar a minuta do projeto e a partir daí definir os detalhes para assinatura do convênio. Ainda não há previsão de quantas moradias deverão ser construídas e nem a forma de distribuição.

O assunto gerou tanta polêmica que o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSDL) determinou a afixação de cartazes pelos corredores e nos gabinetes informando que não estão sendo feitas inscrições para as casas populares. Uma imagem do comunicado foi anexada à representação. Para os denunciantes, isso reforça a existência da prática.

Denuncia

Na denúncia elaborada pelo advogado, Robervan Faria e membro do PRB, ele aponta duas irregularidades. Para ele, a intenção dos vereadores é “alcançar o inconsciente do eleitor, antecipando estado mental favorável às duas candidaturas”, o que segundo ele, configura propaganda extemporânea. Faria ainda afirma que há crime de corrupção, pois eles estariam prometendo e oferecendo algo, supostamente, em troca de votos.

Outro lado

Nilmar e Rodyson estão entre os articulares para a liberação do novo conjunto habitacional (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

Nilmar e Rodyson estão entre os articulares para a liberação do novo conjunto habitacional (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

Rodyson se disse tranquilo. Negou mais uma vez as inscrições de cidadãos com o intuito de distribuir casas populares. Afirmou que o processo de seleção e os critérios são definidos pela própria Cohab e que para se inscrever o interessado deverá acessar a internet. O tucano classificou a representação “como perseguição”. Disse que a intenção do PRB é “apagar o brilho de quem produz” se aproveitando da aproximação do período eleitoral.

“Não é a primeira vez e nem deverá ser a última que ela [se referindo a Heloísa Cerri] apresenta uma representação para me prejudicar. Como não faz nada em favor da cidade – o que ela tem feito? – quer apagar o brilho e prejudicar com mesquinharia quem produz”, enfatizou e completou: “mas estou tranquilo em relação a isso”.

A reportagem do PORTAL tentou contato com Nilmar Eustáquio, mas as ligações não foram atendidas.