Júlia Sbampato
O ex-prefeito de Belo Horizonte e atual presidente do PSB em Minas Gerais, Márcio Lacerda busca o fortalecimento do partido no Estado de olho nas eleições de 2018. Nesta quinta-feira (20) o alvo foi Divinópolis. Na cidade, ele reuniu lideranças empresariais em uma palestra. O palco da “pré-campanha” foi o salão de um hotel no prédio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid).
Em fevereiro desde ano, Lacerda foi lançado como pré-candidato ao governo de Minas pelo PSB. Além de fortalecer o próprio nome, o ex-prefeito da capital mineira tem buscado aliados e pré-candidatos a deputados estaduais e federais. Ele também está de olho no apoio dos atuais parlamentares.
Na palestra desta quinta, o federal Jaime Martins e o estadual Fabiano Tolentino fizeram uma visita numa demonstração do que foi chamado de “forcinha” para o pré-candidato. O presidente do Sindicato Rural, Irajá Nogueira também esteve presente.
Em entrevista ao PORTAL, Márcio Lacerda disse que é importante a articulação de empresários no fortalecimento do partido em Divinópolis. O presidente do PSB está realizando esse trabalho em todo o estado com o objetivo de buscar informações e ao mesmo tempo ter mais conhecimento das demandas dos municípios e regiões.
Segundo o ex-prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, a orientação é de organizar o PSB em todo o Estado para ter bons nomes que possam se candidatar a deputados. Para ele, para conseguir fazer gestão e avançar no desenvolvimento das cidades é preciso planejamento e o diálogo com todas as entidades de classes e com a área pública. O partido está em busca de pessoas que tenham esse mesmo pensamento.
Em Divinópolis, o ex-prefeito cita nomes que já estão aderindo a esta linha, como o empresário, Fernando Malta – hoje presidente municipal do partido, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Afonso Gonzaga. Outros nomes foram citados, como do presidente do Sindicato Rural e do ex-vereador e candidato a prefeitura de Divinópolis Marquinho Clementino. Este último assinará a ficha de filiação em um jantar em Santo Antônio dos Campos, Ermida, na noite desta quinta.
“Várias outras lideranças estão abertas para a gente buscar pessoas que queiram somar conosco, independente de estar somando ao PSB, mas pessoas de vários partidos e segmentos que tenham o compromisso de pensar política de forma diferente”, finaliza Roncalli.
Setor empresarial
Quando perguntado sobre a importância da aproximação do setor empresarial com a política, o presidente da Acid Léo Gabriel diz que os empresários depois da crise política que foi instaurada no país, tem assumido grande responsabilidade.
“Hoje, temos boas pessoas que participam de vários movimentos políticos da cidade, como é o caso do Márcio Lacerda, que vem da iniciativa privada e tem a vasta experiência tanto na vida privada quando na pública.”
A palestra foi realizada no Ação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid). Nela, Márcio Lacerda abordou o tema sobre as cidades, de ter mais poder de decisão e mais recursos próprios para oferta de melhores serviços públicos para a sociedade.