Já são mais de 170 cargos de confiança ocupados; Vereadores criticam

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB) nomeou mais cinco comissionados. Os nomes foram publicados nas edições desta terça e quarta-feira (02 e 03) do Diário Oficial dos Municípios. 

Destes novos nomeados, dois deles já faziam parte do quadro da prefeitura. Nas referidas edições, houve a exoneração dos cargos anteriores e a nomeação para os novos.

Com as novas publicações o número de comissionados passou, de 169, para 172. A estrutura organizacional disponível no Portal da Transparência não está atualizado com as mudanças publicadas hoje. O prefeito pode nomear até 220 cargos de confiança. Na última segunda-feira (01), Galileu havia nomeado outros seis cargos.

Exonerações

Israel Mendonça havia sido exonerado, na edição do dia 02 de abril, da Diretoria Sobre Drogas e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Governo (Segov), mas na publicação desta quarta, o mesmo foi nomeado para a Gerência Administrativa na Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop).

Já na Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop), Eduardo Rodrigo de Oliveira havia sido exonerado da Gerência Administrativa, na edição de quarta-feira. Na mesma publicação, o servidor foi nomeado para a Coordenadoria de Manutenção, Instalações Físicas e Controles de Veículos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Críticas

As nomeações em meio a crise financeira enfrentada pelo município são criticadas por vereadores. Ademir Silva (PSD), neta terça (02), voltou a criticar a postura do prefeito.

“Sou capaz de apostar que até o final do ano estaremos com dos 220 completos […] O povo de Divinópolis está vendo o aeroporto, Cmeis fecharem, os serviços essenciais serem tirados”.

O vereador Matheus Costa (PPS) também citou as nomeações.

“A cidade está passando por um momento difícil por causa destas nomeações de “cumpades””, afirmou, criticando também a capacidade técnica dos nomeados.

Em entrevista ao vivo ao PORTAL CENTRO-OESTE, o vereador Sargento Elton (Patriota) também falou sobre as nomeações e citou elas como um dos embasamentos para justificar o pedido que poderá levar à cassação do mandato do prefeito.

A entrevista está disponível clicando aqui.

Confira as nomeações:

Secretaria Municipal de Cultura (Semc)
Gerência Administrativa: Jéssica de Freitas Mourão Cota (02/04)

Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
Coordenadoria de Manutenção, Instalações Físicas e Controles de Veículos: Eduardo Rodrigo de Oliveira (03/04)

Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag)
Coordenadoria de Fiscalização e Apreensão de Animais: José Salvador (03/04)

Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop)
Gerência Administrativa: Israel Mendonça (03/04)

Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop)
Coordenadoria Administrativa: Tony ngelo Soares (03/04)