Leonardo Mol (a esquerda) será o vice-presidente do Conselho (Foto: Talita Camargos)

Talita Camargos

Especial para o Portal Centro-Oeste

A prefeitura de Divinópolis lançou, na manhã desta quarta-feira (23), o selo de melhores cidades do Brasil para se viver. O símbolo é usado para sinalizar a boa colocação de Divinópolis no ranking da revista Isto É, 35ª no Brasil e 3º na categoria entre as que têm mais de 200 mil habitantes para jovens.  Durante a reunião no auditório da Fiemg, também foi nomeada a diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, criado para impulsionar a economia municipal, do qual são integrantes representantes do Executivo, Acid e Sebrae.

Segundo o prefeito Vladimir Azevedo, o maior destaque da cidade foi nos indicadores sociais, especialmente no quesito atenção ao jovem, em que a cidade ficou em terceiro lugar geral. Educação também foi um item bem avaliado, Divinópolis, de acordo com o ranking, ficou em quinto lugar. Habitação e responsabilidade social ocuparam a sétima colocação nacional. Outros 212 parâmetros foram analisados pela Austin Ratings, empresa parceira da revista Isto É para elaboração do ranking, apenas cinco cidades não foram avaliadas.

O Sebrae apresentou o programa Pró-micro (Foto: Talita Camargos)

O Sebrae apresentou o programa Pró-micro (Foto: Talita Camargos)

O chefe do Executivo diz ter consciência de que há problemas na cidade, no entanto a conjuntura geral é favorável. Entre os desafios, ele apontou o equilíbrio fiscal, já que todo país está em crise, o que pode gerar dificuldades financeiras para o município. A retomada de obras de infraestrutura foi tratada como desafio e objetivo. O prefeito afirma que há dificuldades porque acontecem situações como abandono das obras pelas empresas contratadas, algumas chegariam a abandonar o serviço. Ele frisou que é necessário haver projetos, recursos e quem execute os serviços, o que nem sempre é tão fácil de articular.

Perguntado sobre o pico de violência recente na cidade, com vários homicídios e roubos em série, o prefeito disse considerar normal que de tempos em tempos ocorra este tipo de fenômeno e que a Polícia Militar (PM) sofre com a falta de efetivo e viaturas. Segundo o comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Laércio Nunes, há previsão para que esses problemas sejam solucionados. Ele garantiu que o pico de violência passou e a rotina voltou ao normal

“Até o final do ano nosso objetivo é diminuir as ocorrências de crimes violentos, principalmente roubos. Já estão previstas 2700 viaturas e 1200 novos policiais para as cidades da região “, afirmou o comandante.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Leonardo Mol (a esquerda) será o vice-presidente do Conselho (Foto: Talita Camargos)

Leonardo Mol (a esquerda) será o vice-presidente do Conselho (Foto: Talita Camargos)

Durante a reunião, foi lançado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que tem a frente um dos diretores da Acid, Macy de Paula. De acordo com o vice-presidente do Conselho, Leonardo Mol, será criada uma agenda de ações positivas para impulsionar a economia da cidade. Um dos focos será a micro e pequena empresa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César destacou que a cidade é a décima no Estado em número de empreendedores individuais, por isso a importância de se investir nos pequenos negócios. Ele também disse que até o final de 2015 serão anunciadas novas empresas na cidade e que questões antigas, como a Cidade Tecnológica devem ser discutidas.

Como um dos primeiros passos, o Sebrae promoverá, com apoio da prefeitura, o movimento Compre do Pequeno, dentro do programa Pró Micro, que foi lançado na reunião e terá como dia D, 3 de outubro.

 “Um dos nossos desafios é que o divinopolitano compre do micro e pequeno empresário, fazer com que o dinheiro fique na cidade”, afirmou Leonardo.