Depois de quatro dias em Bogotá (Colômbia), no V Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais da CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos, o Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, segue agenda internacional em Quito (Equador), para as atividades da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III.
A programação preliminar teve início no último domingo (16/10), com o X Fórum Iberoamericano de Governos Locais. Com a participação dos prefeitos de Belo Horizonte/MG e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda, e de Divinópolis/MG, vice-presidente de Gestão Pública da FNP, Vladimir Azevedo, o evento foi marcado por discussões sobre a importância do papel dos governos locais na promoção da melhoria das condições de vida dos cidadãos, o direito à cidade e iniciativas para a paz e a inclusão.
Outras agendas
Marcio Lacerda e Vladimir Azevedo participaram da 2ª Assembleia Mundial de Prefeitos. No encontro, que reuniu cerca de 400 prefeitos, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu atenção dos governantes para a adoção da nova agenda global para o desenvolvimento sustentável.
“O papel de vocês está crescendo a cada ano (…). Vocês enfrentam demandas imediatas diárias de suas populações: por habitação, transporte, infraestrutura e serviços básicos (…). Autoridades eleitas, prefeitos, governadores e vereadores estão na frente de batalha pelo desenvolvimento sustentável”, destacou Ban Ki-moon.
Compuseram, ainda, a mesa de abertura do encontro o prefeito de Quito, Mauricio Rodas, o secretário-geral da conferência Habitat III, Joan Clos, presidente da Assembleia Geral da ONU, Peter Thomson, e a ministra de Desenvolvimento Urbano e Moradia do Equador, María de los Ángeles Duarte.
Habitat III – A abertura oficial da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III aconteceu na última segunda-feira, 17, e as atividades seguem até dia 20 de outubro. O prefeito de Divinópolis também esteve com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno (centro da foto) e o convidou para participar no Brasil do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS, que acontece em abril em Brasília.