A Prefeitura anunciou a aquisição de 14 leitos pediátricos no CSSJD para combater a superlotação na UPA e a crise de saúde pública no município
A Prefeitura de Divinópolis confirmou, nesta segunda-feira (29/4), a compra de 14 leitos pediátricos no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). Trata-se de uma ação emergencial em resposta à morte de uma criança de 4 anos em decorrência da superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. O hospital encaminhou a proposta com a disponibilização dos leitos neste domingo (28/4).
Com a UPA Padre Roberto operando com cerca de 300% de ocupação, o CSSJD, o único hospital do município a propor uma solução efetiva, comprometeu a disponibilizar 12 leitos de enfermaria, bem como 2 leitos de UTI Pediátrica. Todos os leitos atualmente destinados à Saúde Suplementar para adultos serão realocados para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
- Defesa Civil e Bombeiros atendem 37 Ocorrências após chuvas em Divinópolis
- Defesa Civil emite alerta extremo de chuva para Divinópolis
- Chuva de 114,8 mm provoca caos em Divinópolis
- Chuva em Divinópolis: Settrans divulga pontos de interdição
- Chuva provoca alagamentos, arrasta e deixa carros submersos em Divinópolis
Abertura de novos leitos e investimento
Em entrevista ao PORTAL GERAIS, a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Salvino detalhou, então, o financiamento e a estrutura da iniciativa.
“A operação terá custo total superior a R$ 1 milhão por 60 dias, que é o período de pico das doenças respiratórias, podendo ser estendido se necessário. A proposta abrange a abertura de 12 leitos de pediatria e 2 leitos no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para tratamento de doenças respiratórias.”
Na sexta-feira (26/4) a Secretaria de Saúde tentou comprar leitos em outros hospitais privados do município, porém não havia disponibilidade.
Outras medidas
Além da compra de leitos, de acordo com a secretaria, a prefeitura ambrirá um ambulatório infantil na policlínica para atender crianças com sintomas de dengue e também doenças respiratórias.
Leia também:
- Criança de 4 anos morre na UPA de Divinópolis
- Médicos sem especialidade estão atendendo na pediatria da UPA, aponta denúncia
- Estado diz que providenciará transferência de crianças internadas na UPA de Divinópolis
- Criança de 3 anos é transferida da UPA de Divinópolis para Araguari
- Queremos Justiça: clamam pais de Thallya Beatriz que morreu na UPA de Divinópolis
- São João de Deus propõe modelo de atendimento para aliviar UPA
- URGENTE: Prefeitura fez intervenção administrativa na gestão da UPA