Detalhes foram definidos em reunião realizada nesta sexta-feira (16), no Centro Administrativo
Portal Centro-Oeste
O Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB), se reuniu na manhã desta sexta-feira (16), no Centro Administrativo, com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste de Minas Gerais (Sintram) e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemd). Galileu confirmou reajuste imediato de 3,94% baseado no indicie da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).
Ainda sob os reflexos do gigantesco déficit herdado já no primeiro dia de governo, contabilmente nominado de “restos a pagar”, superior a R$ 50 milhões, além da indevida retenção por parte do Governo do Estado de 50% do valor arrecadado com IPVA, a Administração Municipal concederá o reajuste imediato de 3,94%. A rejeição do projeto de lei que previa o reajuste da planta imobiliária de valores impediu um reajuste maior.
O reajuste no vale-alimentação pleiteado, que se pretende de R$ 15, neste momento se mostra financeiramente impossível, mas a administração projeta uma recomposição justa o mais breve possível, tão logo sejam aprovados pela Câmara Municipal importantes projetos de reestruturação administrativa. A revisão da planta genérica de valores imobiliários e a recuperação de tributos incluídos em política de desoneração fiscal atualmente se mostram visivelmente faltantes para a construção de um projeto de valorização do quadro de servidores.
A secretária de Administração, Raquel de Freitas, a secretária de Fazenda, Suzana Xavier, o procurador-geral do município, Wendel de Oliveira Santos, e os representantes do Sintram e do Sintemd participaram do encontro.