criança sofre queimadura em Cmei de Divinópolis
A criança sofreu queimaduras o Cmei do bairro São Roque (Foto: Divulgação/Fcebook Cmei)

Órgão afirmou que houve readequação de servidores para controle de acesso às escolas de Divinópolis e citou crachás de identificação dos alunos

A Prefeitura de Divinópolis confirmou o cancelamento do contrato de vigias nas escolas municipais. Em resposta às preocupações dos pais de alunos, conforme relatou o PORTAL GERAIS em uma matéria publicada na manhã dessa sexta-feira (24/1), o órgão destacou que ações estão sendo realizadas para garantir a segurança dos alunos e funcionários da escolas.

Entre as medidas adotadas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que houve uma readequação de servidores.

Esses profissionais estão atuando no controle de acesso às unidades, tanto na entrada quanto na saída, para assegurar que apenas alunos e trabalhadores ingressem nas escolas.

Outra iniciativa mencionada foi a implementação de crachás de identificação dos alunos, agora acompanhados de fitas coloridas.

Cada cor indica a modalidade de transporte utilizada pelos estudantes. A fita preta identifica os que têm a família como responsável pelo deslocamento.

A fita lilás é para os que utilizam transporte escolar particular, enquanto a fita laranja corresponde aos que usam o transporte fornecido pela Prefeitura. que ressaltou que essas ações fazem parte de um plano mais amplo de segurança.

Segurança nas escolas: Câmeras inteligentes

O órgão informou que, atualmente, está em andamento a licitação para a instalação de câmeras inteligentes nas escolas.

Além disso, os pontos de monitoramento foram definidos em parceria com a Polícia Militar. Dessa forma, os equipamentos serão usados para ampliar o controle e a vigilância nos ambientes escolares.

Ademais, as iniciativas seguem as diretrizes da Lei nº 8.779, de 2 de dezembro de 2020, que estabelece as Políticas Municipais de Segurança Escolar.

Por fim, a legislação abrange tanto instituições públicas quanto privadas do município, promovendo a proteção do ambiente escolar.

A Semed reforçou que, além das medidas de controle de acesso, investe na prevenção da violência escolar.

Programas educativos e capacitações visam identificar e manejar situações de risco, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para os alunos.

Esses esforços, conforme a Prefeitura, buscam oferecer tranquilidade às famílias e garantir que as escolas sejam espaços de aprendizado e desenvolvimento, sem ameaças ou inseguranças.