Bom Despacho concorre categoria Governança Territorial pelo trabalho de garantir um ambiente propício ao empreendedorismo
O Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção do Centro-Oeste Mineiro (Cisicom) está concorrendo ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Bom Despacho concorre com outros dois municípios na categoria Governança Territorial do Prêmio Sebrae, sendo reconhecido pelo trabalho de garantir um ambiente propício à atividade empreendedora.
Bom Despacho é a única cidade do Centro-Oeste que circula entre todos os 30 finalistas, das 10 categorias.
Mais de 250 municípios mineiros participaram do prêmio com mais de 300 projetos inscritos. Bom Despacho faz parte dos 24 municípios finalistas com 30 projetos concorrentes em 10 categorias. Na categoria Governança Territorial, o Cisicom está concorrendo com os projetos Governança (de Malacacheta) e Serviço de Inspeção, Sua Importância na Implantação do SIM Consorciado (de Conselheiro Lafaiete).
- Deputada Lohanna visita obras em escolas beneficiadas com emendas impositivas
- Chuva e alerta laranja marcam o final de semana em Divinópolis
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
Bom Despacho e projeto que concorre ao Prêmio Sebrae
O CISICOM é um consórcio criado por iniciativa da atual Administração Municipal e integrado por 10 cidades da região com o objetivo de planejar e executar projetos e programas visando o desenvolvimento regional sustentável. Ele foca em aperfeiçoar as gestões administrativas dos municípios consorciados e formular políticas públicas regionais que beneficiem a população da região. As áreas de atuação incluem o Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável Rural e Urbano, a Defesa Social, o Meio Ambiente e Saneamento.
Outro objetivo chave é a implantação consorciada do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), atendendo as demandas por serviços de inspeção adequados à realidade das agroindústrias locais. Com a expertise adquirida através da equivalência do serviço de inspeção de Bom Despacho ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), o consórcio busca promover a segurança alimentar, a regularização de estabelecimentos e, consequentemente, o desenvolvimento econômico sustentável na região.
Fazem parte do Cisicom: Bom Despacho, Abaeté, Araújos, Dores do Indaiá, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas e Santo Antônio do Monte.
“Este é um projeto de altíssimo nível, muito robusto e que gera muito impacto na região. Desde a geração de emprego e renda até a qualidade dos produtos e apoio às micro e pequenas empresas da região”, afirmou a analista técnica do Sebrae, Poliana Oliveira.
Alguns dos impactos positivos do Cisicom para os seus municípios participantes e às agroindústrias da região foram:
Inovação, Criatividade e Sustentabilidade
De acordo com o Cisicom, houve redução de custos de implantação do serviço de inspeção e aumento da arrecadação municipal. Além disso, licenciamento ambiental obrigatório para as unidades produtoras, mostrando uma preocupação com os impactos ambientais a médio e longo prazos.
O projeto registrou 21 novos estabelecimentos. Além disso, 13 estabelecimentos migraram do SIM Municipal para o consórcio.
Crescimento dos Abates
O número de abates de bovinos aumentou de 20 para 75 animais por semana. Para suínos, conforme o consórcio, o abate subiu de 80 animais por semana para uma faixa entre 250 a 300 animais por semana. Os estabelecimentos de peixes estão produzindo em torno de 100 toneladas por semana.
Geração de Emprego e Renda
Também houve o registrou de quatro agroindústrias da agricultura familiar, processando sua própria matéria-prima. Antes do projeto, praticamente nenhum funcionário desses estabelecimentos possuía carteira assinada, sendo todos registrados, atualmente.
A regularização dos estabelecimentos, assim como a expansão da capacidade produtiva contribuíram para a geração de empregos, circulação de dinheiro e aumento da renda na região.
Premiação do prêmio Sebrae
A divulgação dos vencedores ocorre em solenidade no dia 17 de abril, às 9h, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Haverá transmissão ao vivo pelo CANAL DO SEBRAE MINAS NO YOUTUBE.
Conforme o regulamento, os projetos vencedores em cada categoria seguem classificados para a etapa nacional do Prêmio Prefeitura Empreendedora.