Os procedimentos são custeados por meio de convênio entre o Município e a Santa Casa de Carmo da Mata: Exames e transporte são gratuitos
A Prefeitura de Divinópolis encaminhará 60 pacientes para cirurgia de catarata na Santa Casa de Carmo da Mata, na quinta-feira (15/11). As cirurgias, os exames e o transporte são gratuitos aos pacientes.
As cirurgias são custeadas por meio de convênio entre o Município e a Santa Casa. O transporte dos pacientes e os exames complementares são realizados pela Semusa. De acordo com o gerente de Regulação, José Bráz Dias, inicialmente serão 60 pacientes encaminhados. “Estamos entrando em contato com todos. A prioridade são os pacientes que estão na lista de espera”, afirmou.
A Semusa solicitou 2 mil atendimentos para cirurgias de cataratas que devem ser atendidos nos próximos meses. “Nós solicitamos 2 mil para suprir a demanda, a resposta foi positiva e em breve divulgaremos a data para mais pessoas fazerem a cirurgia. Vamos seguir a lista de espera”, explicou.
Para fazer a cirurgia, os pacientes devem passar por avaliação nas unidades de saúde e por consultas oftalmológicas. Os atendimentos serão realizados mediante a disponibilidade de vagas e avaliação clínica, seguindo critério da Semusa.
A doença catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, entre outros fatores. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar à cegueira ou visão subnormal.