A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), continua em contato com a Cervejaria Heineken, buscando a atração de uma nova planta da empresa no município.

Desde que anunciou a desistência da implantação de uma nova fábrica na cidade de Pedro Leopoldo em dezembro de 2021, a Cervejaria Heineken abriu espaço para receber a manifestação de interesse de municípios mineiros.

Além de dados econômicos, sociais e logísticos, a empresa demanda a possibilidade de implementar sua planta em uma área de 1,5 milhão de metros quadrados distante a no máximo três quilômetros de um rio de alta vazão e baixa poluição. Além disso, solicitou informações sobre aquíferos e disponibilidade hídrica subterrânea no município interessado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, a Prefeitura de Divinópolis mapeou cinco áreas com potencial de atração da empresa, apresentando o Rio Pará como disponibilidade hídrica necessária para a empresa. “Além de apresentar os terrenos, disponibilizamos informações topográficas, viárias, presença de áreas de proteção permanente e servidão de passagem ferroviária e elétrica. Com essas informações a empresa passa a ter ainda mais subsídio para considerar Divinópolis como um potencial destino da nova planta da cervejaria”, destacou.

Além de contato direto com a Cervejaria Heineken, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico disponibiliza informações ao Governo de Minas, através do Presidente do Invest Minas, João Paulo Braga. A expectativa é que a empresa possa apresentar potenciais cidades finalistas no processo de escolha nas próximas semanas.

Luiz Angelo considera esta, uma oportunidade única. “A possibilidade de atração de uma planta industrial de grande porte como a Cervejaria Heineken pode representar um grande salto para o município na geração de empregos e arrecadação, por isso esse tema tem tido atenção especial por todos setores da Prefeitura de Divinópolis. Temos mantido contato frequente com a empresa e com o Governo de Minas, e esperamos que nossa cidade esteja na fase final de avaliação do destino da nova planta produtiva da Heineken”, reforçou.