O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal em todo o país. Esse é um dos resultados verificados pelo Ranking Nacional da Transparência. Divinópolis também melhorou a posição no levantamento. Do primeiro, divulgado em dezembro do ano passado, para o segundo, a cidade subiu 63 posições.
No final de 2015 ela parecia em 426ª posição, já no novo ranking ela ocupa o 365º lugar. Na primeira avaliação a cidade conquistou 3,1 pontos e nesta nova 4,70 pontos.
Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.
Centro-Oeste
Na região o município melhor colocado foi Bom Despacho que aparece entre os 10 mais transparente. Em 10ª posição a cidade conquistou 9,30 pontos, contra 5,6 na primeira avaliação.
Avaliação
O exame dos portais levou em conta, além de aspectos legais, as boas práticas de transparência, e mediu o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.
Na relação dos itens avaliados, constaram receita e despesa nos últimos seis meses; ferramenta de pesquisa de conteúdo; endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; relatório de gestão do ano anterior; e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico, assim como de acompanhamento da solicitação.