Emanuela Souza

Prefeitura de Pitangui aprova projeto que aumenta as taxas de sepultamento de R$ 90,00 para R$497,90. A lei foi votada em reunião na última terça-feira (29), a Prefeitura afirma que a proposta visa arrecadar fundos para a manutenção do cemitério.

O projeto é de autoria da Prefeitura Municipal de Pitangui, a emenda apresentada é de autoria dos vereadores Célio de Oliveira Campos e José Cezar de Campos. As taxas sofrerão reajustes anuais, e serão revertidas em verbas para o melhoramento do cemitério de Pitangui, que se encontra em situação precária.

Na votação realizada nesta terça-feira (29), o projeto foi aprovado por 7 votos favoráveis e um 1 contra, e a emenda por 8 votos a 0. A reunião contou com a presença dos vereadores e de populares que são contrários ao projeto de lei.

A advogada Vanessa Lina expressou seu descontentamento nas redes sociais, alegando que taxas não são impostos, e que mesmo com a quantia paga pelos moradores para os sepultamentos, o local permanece sem estrutura. O cemitério vive uma situação de emergência, onde não há serviço de qualidade, infraestrutura e infestação de insetos nos jazigos. 

O projeto de lei aprovado em reunião da câmara, entra em vigor a partir do ano que vem. A Prefeitura garante que não prejudicará as famílias carentes, pois essas são atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.