Semusa aguarda licença ambiental para iniciar atendimento em bairros e zona rural
O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB), assinou na tarde desta quarta-feira (10) no Centro Administrativo, um termo de comodato com a Associação Regional Ambiental (Arpa) para utilização do castramóvel. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aguarda a licença ambiental para a unidade móvel começar a atender os bairros e zona rural do município.
De acordo com o convênio, o castramóvel fornece estrutura adequada para os procedimentos de contracepção de cães e gatos. O trailer conta com um aparelho de anestesia, um monitor multiparametro, foco auxiliar, autoclave e bomba vácuo e sondas, além de outros equipamentos para realizar os procedimentos.
O presidente da Arpa II, José Fernandes de Paula, destacou que o equipamento estreia em Divinópolis. “Esse castramóvel é novo e faz os primeiros procedimentos na cidade. O espaço é uma clínica bem equipada para realizar as castrações”, afirmou o presidente. Outros dois castramóveis da Arpa atendem Formiga e Arcos.
Uma equipe da Semusa com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Agronegócios será responsável pelos procedimentos.
“A Semusa ainda elabora uma programação para atender os bairros e a zona rural e, nos próximos dias, será divulgado os locais onde o castramóvel atenderá a demanda”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa.
O prefeito destacou a importância da parceria para controlar a população de cães e gatos. “A parceria é importante para realizar o controle de cães e gatos. Vamos aos bairros mais distantes e também na zona rural para atender a necessidade”, destacou.
Além de Divinópolis, o castramóvel atenderá também Carmo de Cajuru. A equipe terá condições de realizar até 40 procedimentos por dia na unidade.