Na noite desta quinta-feira (23), José Márcio Zanardi, diretor executivo do Cis-urg Oeste, recebeu das mãos do prefeito municipal de Santo Antônio do Monte, Dinho do Bráz, as chaves da nova sede do SAMU da cidade. O serviço, que será implantado em diversas cidades da região centro-oeste de Minas, começará a operar no município na primeira quinzena de julho, de acordo com previsão do Governo do Estado.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Raquel de Fátima Teixeira, os profissionais que trabalharão na base do SAMU passaram por um treinamento em Divinópolis no começo do mês de abril, e estarão aptos a atender a população imediatamente. Ela também destacou a importância do serviço a ser prestado em Santo Antônio do Monte.

“É um grande reforço para nós. O SAMU poderá trabalhar em conjunto com a UPA, cuja unidade possui média de 2.500 atendimentos mensais. A população estará bem amparada”.

Alívio aos cofres

Realizada em parceria com o estado, a ida do SAMU ao município de Santo Antônio do Monte significará também uma grande economia aos cofres públicos. Isso se deve ao fato de que o investimento feito com a saúde interna do município será menor e mais eficaz do que os encaminhamentos antes realizados com bases de outras cidades. “Ganhamos agora um importante suporte terrestre com a ambulância do SAMU. Contaremos, ainda, com o serviço aéreo sempre que for necessitado. Mas a ambulância estará sempre de prontidão. As transferências antes realizadas eram um dos serviços mais caros para os cofres do município”, revelou o prefeito Dinho do Bráz.