Conforme anunciado desde a última semana, a Prefeitura iniciou na manhã de segunda-feira (10) o trabalho de retirada dos ambulantes que estavam comercializando os mais diversos produtos ao longo das calçadas da área central de Divinópolis. As equipes, coordenadas por fiscais de Posturas, contam com o apoio operacional de agentes de trânsito, policiais militares e representantes da Vigilância Sanitária do município. A ação será permanente, inclusive aos sábados, quando o número de “toreros” aumentava significativamente.
Durante cerca de 10 dias, fiscais da Prefeitura fizeram um trabalho educativo, informando à população e aos próprios ambulantes sobre a retirada. Também foram colocadas faixas ao longo das principais avenidas da cidade comunicando a data limite. Após a notificação, o município iniciou o trabalho de fiscalização e recolhimento de mercadorias.
Às 7h30, todos os envolvidos se reuniram na unidade da Polícia Militar, na rua Pernambuco, área central, de onde saíram as equipes. A opção foi pela ocupação das ruas antes mesmo da chegada de algum ambulante.
“Não queremos qualquer tipo de confronto ou mesmo sair correndo atrás de algum ambulante”, destacou o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Cléver Greco, ressaltando que a prioridade não é a apreensão de mercadorias, mas sim a garantia de que as vias estejam liberadas para a população.
O trabalho continuará durante todo o horário comercial
“Sabemos que a maioria quase absoluta desses ambulantes é de fora, principalmente da Grande BH. Acreditamos que, com o comunicado feito antes, a maioria já tenha retornado para suas cidades de origem”, comentou o secretário de Trânsito e Transportes, Waldo Martinho, que também participou da operação.
“Mas para que não retornem, continuaremos com a fiscalização de forma constante”, acrescentou.
A ação iniciada hoje é uma resposta aos inúmeros pedidos e reclamações da população, que estava com a circulação na área central comprometida por causa da quantidade de barracas instaladas nos passeios. Representantes do comércio local chegaram a montar uma comissão para acompanhar de perto essa situação e solicitar providências.
Etapas
Além da retirada dos ambulantes, a secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente também comunicou aos lojistas que irá promover uma fiscalização para conter a poluição sonora das lojas que instalam caixas de som nas portas, o que é proibido por lei. Os lojistas estão sendo comunicados e quem insistir neste tipo de prática poderá ter o material apreendido, além de ser notificado.