Júlia Sbampato

Foram iniciadas em Formiga as obras de revitalização do Parque Municipal Doutor Leopoldo Côrrea, conhecida como Praia Popular. O investimento destinado ao espaço para lazer e atividade física será de quase R$2 milhões. A obra teve início na última terça-feira (5) e deve ser entregue em 2018 em comemoração aos 106 anos da cidade.

A revitalização da Praia Popular será feita com recursos de quatro frentes, e cada uma será responsável por uma parte da obra. A empresa MChaves é responsável pela obra, que no total custará R$ 1.934.583,72.

A parte da Secretaria de Estado de Obras (Setop) será utilizada para paisagismo (grama), pisos de concreto pré-moldado, quiosques, bar, posto policial, portaria, entrada, bancos da praça, equipamentos, parquinho e alambrado.

O montante do Ministério do Turismo servirá para fazer guias de meio-fio, piso de concreto permeável e plantio de árvores

Já a parte do Ministério dos Esportes corresponde à construção de quiosques, banheiros, quadra poliesportiva e quadra de peteca.

O Município ficará responsável pela construção de um campo society.

Solenidade

Uma solenidade foi realizada como marco do início da reforma. O evento contou com vários nomes políticos, incluisve do prefeito da cidade, Eugênio Vilela.

Durante sua fala, o prefeito destacou o empenho de sua equipe para tirar a obra do papel e a expectativa de celebrar os 160 anos da cidade com a entrega da nova Praia Popular no ano que vem.

“É um presente que os formiguenses merecem”, colocou Eugênio.

A arquiteta responsável pelo projeto do novo parque é Monaliza Castro. Ela apresentou a nova Praia Popular aos presentes, dizendo que ele prioriza o público, pois é um espaço que não distingue as pessoas e atende todas as camadas sociais.

Monaliza contou ao PORTAL que o parque está inserido em uma área de preservação permanente, de tombamento ambiental. Desta forma, o projeto foi todo pensado para atender a diversas normas ambientais.

Os equipamentos do parque foram setorizados para que não ocupem grandes espaços que precisam ser permeáveis. Haverá a contemplação de grandes áreas gramadas e os pisos serão em placas de concreto permeáveis para permitirem o escoamento de água pluvial.