Portal Centro-Oeste
O delegado regional da Polícia Civil em Divinópolis, Leonardo Pio recebeu demonstrações de apoio ao longo de toda esta quinta-feira (06). Ele foi informado nesta quarta-feira (05) pelo superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil, Márcio Lobato Rodrigues sobre a “intenção política” de alterações na delegacia da cidade com possibilidade dele ser afastado do cargo de chefia.
A Polícia Civil em Belo Horizonte informou não haver nenhum ato formal sobre a substituição do cargo em Divinópolis.
Um dos órgãos a se manifestar sobre o assunto foi o Governo Municipal. Não tão direto e enfático como a da Associação dos Advogados do Centro-Oeste (AACO) e do apoio demonstrado pelo Ministério Público, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura enviou uma nota registrando o “mais profundo respeito à pessoa do delegado regional”.
A Assessoria inicia a nota “externando seu mais veemente apoio à atuação institucional dos agentes de qualquer um dos Poderes da federação”, porém sem direcionar ao delegado. O Assessor Especial de Governo, Fausto Barros, segundo o site Divinews, seria um dos responsáveis pela possível transferência de Pio. Barros está afastado judicialmente do cargo, porém a remuneração é mantida.
Na nota, o Governo “reafirma, de maneira categórica, seu compromisso republicano de obediência irrestrita à ordem constitucional e à manutenção do diálogo com todos eles, sempre na busca incessante de atendimento do interesse da população de Divinópolis”.
Só depois registra o “respeito à pessoa do Delegado Regional de Polícia Civil Leonardo Moreira Pio”, sem mencionar, assim como as demais entidades o apoio pela permanência dele no cargo.
A nota é concluída com o “Governo” se colocando “à disposição para o estabelecimento de parceria na construção de uma cidade melhor e mais segura para todos”.
Deputados
Deputados estaduais, liderados por Fabiano Tolentino (PPS) enviou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (PMDB) pedindo a permanência do delegado no cargo de chefia.
“Estamos requerendo a permanência do Dr. Leonardo Moreira Pio, como Delegado Regional da Polícia Civil, caso não seja aceito nosso pedido, que o mesmo não seja transferido para outra cidade e mantenha em Divinópolis, onde presta um serviço sempre pautado nos princípios constitucionais, legais e jurídicos”, disse Tolentino.
O documento também foi assinado por Sargento Rodrigues, Inácio Franco, Antônio Carlos Arantes, Antônio Jorge, Cabo Julio, Dilsom Melo, João Vitor Xavier, Fábio Avelar e João Leite.