Devido a crise de abastecimento na cidade, Executivo decreta ponto facultativo nos dias 29 e 30 de maio

Portal Centro-Oeste

Nesta segunda (28), a Prefeitura de Divinópolis anunciou que nos dias 29 e 30 de maio, estão decretados (decreto 12.936) pontos facultativos nas repartições municipais.

Além desta determinação, também foi anunciado que o tradicional desfile cívico de 1º de junho, no qual neste ano comemoraria o aniversário de 106 anos de Divinópolis, está suspenso. As medidas se aplicam devido a crise de abastecimento na cidade.

Serviços municipais

De acordo com o decreto, ficam determinados o ponto facultativo em todos os órgãos da Administração Pública Municipal e a suspensão das atividades letivas nas escolas municipais, ambos até 30 de junho.

O decreto leva em consideração as sérias implicações práticas ocasionadas pela paralisação nacional dos motoristas de veículos destinados ao transporte de cargas. “Fato de que a referida paralisação afetou, sobremaneira, o acesso ao abastecimento dos veículos, em sua generalidade; a escassez de combustível recomenda a priorização de setores administrativos essenciais para o atendimento das demandas afetas à saúde pública e aos serviços de limpeza urbana, indispensáveis para a manutenção da salubridade comunitária, dentre outros”, afirma o decreto.

O procurador do Município, Wendel Santos de Oliveira, explicou a necessidade de decretar o ponto facultativo. “Entendemos que é justa essa ação dos caminhoneiros, porque é um anseio deles e de todos os brasileiros. É mais salutar que se suspenda as atividades administrativas para que se economize combustível, que está faltando”, afirmou o procurador.

Ainda de acordo com o Wendel Santos, o tradicional desfile de 1º de Junho precisou ser cancelado. “Infelizmente, 1º de junho que é uma festa tradicional precisou dar espaço para essa questão de economia. Se estamos sem combustível para atividades essenciais não poderia dar um luxo de gastar combustível para as despesas de combustível de desfile cívico”, disse.

Segundo a publicação, os serviços públicos essenciais, com absoluta prioridade de meios e insumos, deverão manter seu regular funcionamento, assim entendidos aqueles prestados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto nos postos de saúde – com contingente e turnos a serem estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde -, na Fiscalização e Operação do Trânsito, no Serviço Municipal do Luto, na Defesa Civil – esta no que respeita às demandas de caráter imperativo e “incontinenti” – e na coleta urbana de lixo.

A coleta de lixo noturna está suspensa nesta segunda-feira (28/05), sendo realizada apenas no Centro e Sidil, sendo normalizada a partir desta terça-feira (29/05). O Serviço Municipal do Luto funcionará normalmente todos os dias, inclusive nos feriado de Corpus Christi (31) e 1º de Junho.

As linhas de transporte coletivo continuam operando com os horários de sábado com exceção das linhas 41-42- 51-61-62-71-72-91, que funcionarão com os horários de dias úteis.