Foto: Divulgação/Câmara de Divinópolis

Com a eleição de Lohanna à ALMG, Ana Paula se tornou a única representante feminina na câmara

Única vereadora a compor a legislatura em 2023, Ana Paula do Quintino (PSC) assumiu a presidência da Câmara de Divinópolis, nesta quinta-feira (9/3), durante a reunião, em ato simbólico promovido pelo presidente Eduardo Print Júnior (PSDB). Após aprovação por unanimidade, conforme determina o regimento, Ana Paula conduziu os trabalhos pela primeira vez desde sua eleição, em 2020.

Com a eleição de Lohanna França (PV) à Assembleia Legislativa, Ana Paula se tornou a única representante feminina da atual legislatura.

“Foi um ato simples, mas de muito significado para todas as mulheres. Mostra que podemos ocupar os mais altos cargos políticos e que precisamos sonhar com maior representatividade. Divinópolis possui dezessete cadeiras na Câmara, e foi a primeira vez que tivemos duas mulheres simultaneamente na mesma legislatura. Agora, como estou única, quero ser vista como um exemplo ainda maior para todo o público feminino”, afirmou Ana Paula.

Vinda de anos como líder comunitária da região do Quintino, Ana Paula tem uma história de muitas lutas e conquistas pela cidade.

“Sempre fui de área periférica e sei das necessidades do povo. Ser eleita enquanto mulher e líder me trouxe muita coragem e gana. E pretendo continuar ainda mais forte”.

Presidente da Casa, o vereador Eduardo Print Júnior destacou a importância de incentivar a participação feminina na política.

“É muito prazeroso vermos que, nos últimos anos, tem crescido o interesse das mulheres pela política. A democracia exige representatividade de todos os públicos, e é notório este avanço. Ainda é pouco, mas entendo que a tendência é crescer cada vez mais. E este simbolismo de passar a Presidência à Ana Paula, que é mais do que digna e competente do cargo, foi uma forma que encontramos de mostrar que a Câmara é e deve ser ocupada por mulheres”, concluiu o vereador.