Proposta foi apresentada ao vereador Eduardo Print Jr. para que seja transformada em projeto e lei
O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Marcos Fábio Gomes Ferreira solicitou a criação da Semana de Desenvolvimento Econômico. A proposta que inclui ações anuais foi apresentada ao vereador, Eduardo Print Jr. (Solidariedade).
Marcos Fábio, que já foi Agente de Desenvolvimento de Itabirito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Santa Luzia, trouxe a experiência de Itabirito para propor ao poder legislativo de Divinópolis que tenha, por força de lei, uma semana para discutir o cenário econômico e as tendências de mercado com proposições de atuação de empresários, lideranças, poder público, universidades e todos aqueles que querem pensar no desenvolvimento econômico sustentável.
Para o presidente da Acid, discutir o desenvolvimento econômico de uma cidade é pensar em ações para 20 ou 30 anos.
“Como se trata de um plano de desenvolvimento em longo prazo, é urgente que tenhamos uma agenda para iniciar esse processo.”, afirma Marcos Fábio.
E o momento atual favorece a articulação com os setores público e privado e o terceiro setor.
“Temos, hoje, o Grupo Gestor formado por 17 entidades representativas de classe e o Programa LIDER do qual faz parte lideranças, empresários, instituições de ensino superior e o poder público de Divinópolis e de mais 11 cidades da região. Além desses atores, a Prefeitura de Divinópolis, por meio do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico que se mostrou aberto e interessado para tratar desse assunto. E a proposta da Semana de Desenvolvimento Econômico envolve termos um calendário anual para que esses poderes constituídos discutam a diversificação das atividades econômicas, o fortalecimento da economia local e regional e mais outros tantos temas imprescindíveis para o desenvolvimento.”, explica Marcos Fábio.
A intenção é promover um Fórum de Desenvolvimento Econômico durante a Semana que será instituída. Os próximos passos estão nas mãos do vereador Eduardo Print Jr. que acolheu a sugestão da Acid e se propôs a apresentar ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Rafael Pinto Nogueira, e levar o Projeto de Lei para discussão e aprovação na Câmara.