O prefeito de Formiga, Moacir Ribeiro (PMDB) ainda não foi notificado sobre o afastamento do cargo. A decisão do juiz interino, Rafael Guimarães foi publicada nesta quinta-feira (01) o afastando da função por 180 dias. A medida, segundo o magistrado, é para evitar que ele prejudique as investigações.
Ribeiro é investigado por favorecimento em uma obra realizada na BR-354 de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). A intervenção foi feita no entroncamento da rodovia com a estrada vicinal de acesso a uma região de chácaras, onde o prefeito possui uma propriedade rural.
Na ação o Ministério Público alega que a obra não foi para atender o interesse público e sim para beneficias os proprietários de chácaras incluindo o prefeito. Maquinários e servidores municipais foram empenhados na obra, segundo consta na decisão.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou ao PORTAL que irá se manifestar sobre ao assunto apenas após a notificação.
A Câmara de Formiga já foi notificada. O juiz entendeu que quem deve assumir o cargo é o presidente do
Legislativo, Evandro Donizete (PSL) já que o vice-prefeito, Eduardo Brás Neto Almeida afastou-se da função para ser candidato a vereador. No documento o magistrado pede que as providências legais necessárias sejam tomadas.
A assessoria de comunicação da câmara disse ao PORTAL que o departamento jurídico está reunido para definir o que será feito até que o prefeito seja notificado.
Apesar da determinação do juiz, o vice-prefeito está questionando o direito para assumir o cargo.