Para Zé Heleno, afastar apenas a secretária da pasta não contempla medidas a serem tomadas; Diretores das escolas serão ouvidos pelo conselho
O presidente do Conselho Municipal de Educação de Divinópolis (MG) José Heleno Ferreira defendeu, nesta segunda-feira (16/5), o afastamento de outros envolvidos no processo de compra dos itens da educação. Os gastos da pasta em dezembro do ano passado são alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Educação).
Até o momento, apenas a secretária de Educação, Andreia Dimas foi afastada, mesmo com outros secretários relacionados para serem ouvidos pela CPI (Thiago Nunes – Administração; Gabriel Vivas – Fazenda; e Janete Aparecida – Governo e vice-prefeita). Eles são apontados também como parte do processo de compras.
“O afastamento da secretária não contempla a necessária medida a ser feita neste momento. Se vai afastar alguém é necessário que sejam afastadas todas as pessoas envolvidas nestas compras, assim como as outras secretarias que tomaram parte deste processo”, defende.
O conselho deverá se manifestar oficialmente. Hoje (16/5), o órgão recebeu documento com informações solicitadas à Secretaria de Educação. Ele aguarda também o envio de ofício da Câmara Municipal.
“A responsabilidade diante deste fato não pode ser atribuída apenas a Secretaria de Educação. Não estou dizendo que ela esteja isenta. Não é isso. Importante que isso seja dito, a Secretaria de Educação tem que responder, de fato. Mas ela não é a única responsável”, afirma.
Zé Heleno assumiu a presidência do Comed em fevereiro deste ano quando as compras já tinham sido feitas.
Diretores foram consultados
O Comed, segundo o presidente, não foi consultado sobre as compras.
“Por que de fato não é consultado para realização de compras da Secretaria de Educação. Não foi consultado também no que diz respeito ao investimento a ser feito na educação, o que não era uma obrigatoriedade, mas seria de bom tom uma vez que seria um investimento vultuoso”, alega.
Os professores também não participaram do processo de escolha dos itens. Já os diretores foram consultados. No dia 25 próximo, eles serão ouvidos pelo conselho para compreender qual foi o papel e a participação deles nestas seleções.
“O Comed vai ouvi-los para saber como foi essa consulta, de fato, ela houve, por exemplo, consegui sobre um dos itens, houve, mas como foi essa consulta, se eles tomaram a decisão juntamente com a equipe ou se foi uma consulta sobre a importância de comprar isso ou aquilo e se a opinião foi considerada pela equipe”, conta.
Um dos itens que os diretores foram consultados seria o brinquedo play ball. Entretanto, segundo Zé Heleno, os profissionais não são informados sobre valores.
O governo atribui a resposabilidade das escolhas dos itens à equipe pedagógica. Uma das responsáveis também será ouvida pela CPI.
CPI da Educação: Saiba o que a prefeitura comprou e quanto custou cada item