Quinta-feira (18/1) começou com chuva, mas a tendência é de calor, com máxima chegando a 34ºC em cidades do Centro-Oeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a publicar aviso de “perigo de chuva intensa” para esta quinta-feira (18/1) em Divinópolis e região Centro-Oeste de Minas. O alerta se estende há várias outras regiões do estado, conforme o Inmet.
De acordo com a previsão do tempo, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ocorrer ventos intensos (40-60 km/h). Ainda conforme o Inmet, “há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Ainda assim, a tendência é de calor com máxima de 33ºC em Divinópolis e Carmo do Cajuru. Em Bom Despacho, os termômetros devem marcar 34°C. Já em Itaúna 32°C. Em Lagoa da Prata, a máxima não deve passar de 30ºC no dia de hoje.
- Serviço Municipal do Luto informa funcionamento de cemitérios neste sábado de Finados
- Comércio de Divinópolis terá restrições de funcionamento no feriado deste sábado
- Homem é multado em R$ 19 mil por manter pássaros em cativeiro
- Polícia Militar recupera Carretinha furtada em Divinópolis
- Agência de Desenvolvimento Novo Oeste apresenta case de sucesso no Sebrae-MG
Previsão do tempo e chuva intensa
A quinta-feira (18/1) já começou com chuva. A previsão ao longo do dia é de céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva trovoadas isoladas.
Na maior parte de Minas Gerais deve haver predomínio de sol e temperaturas elevadas. As instabilidades tendem a se restringir no Sul e Zona da Mata, devido a formação de uma área de baixa pressão sobre o oceano, nas imediações do litoral paulista.
A temperatura máxima no estado supera 30°C em todas as regiões mineiras, podendo chegar a 38°C no Norte do estado.
Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil em Divinópolis continua o monitoramento do Rio Itapecerica e áreas ribeirinhas. A situação é de controle. No início da semana, o nível do rio aumentou após a chuva intensa registrada na cabeceira do Rio Vermelho, em Itapecerica.
Lá, o rio transbordou em alguns pontos, assim como córregos. Houve pontos de alagamento na cidade. Contudo, ninguém precisou deixar as casas e não houve feridos.
Na ocasião, a Defesa Civil da cidade de pouco mais de 22 mil habitantes, informou que os rios e córregos estavam limpos, devido a manutenção realizada pela prefeitura. Danos e prejuízos seriam contabilizados.