Instituições financeiras, Copasa, Cemig, operadoras de telefonia, Internet, TV por assinatura e lojas da cidade devem participar
O Procon Municipal de Divinópolis promove em dezembro, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), o 4º Mutirão Limpa Nome. A campanha contará com a participação de quase 120 instituições financeiras, sob a chancela da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), concessionárias de água, luz e telefone, estes trazidos pelo Procon, além de diversos lojistas de Divinópolis.
O mutirão de renegociação de dívidas será realizado de 2 a 6 de dezembro, das 12h15 às 17h15, na sede da CDL Divinópolis, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 985, no Centro.
“A campanha nesse período é muito oportuna, pois o consumidor poderá utilizar o seu 13º salário para quitar dívidas que possam estar comprometendo suas finanças, tendo a chance de começar o próximo ano com o nome limpo. A depender da negociação, pode ser que o consumidor ainda consiga presentear familiares e amigos neste natal”, explicou gerente do Procon, Ulisses Couto.
De acordo com o gerente, a proposta do evento é de que os fornecedores participantes possam oferecer condições especiais e diferenciadas para o consumidor resolver sua situação financeira.
“O mutirão promovido pelo Procon acaba se tornando uma grande oportunidade para que aqueles que estejam inadimplentes com instituições financeiras, Copasa, Cemig, operadoras de telefonia, Internet, TV por assinatura, bem como, com muitos lojistas de Divinópolis, possam negociar seus débitos vencidos, podendo ser viabilizada a retirada de seus nomes dos bancos de dados de SPC e Serasa, uma vez que os fornecedores se propõem a dar condições especiais para parcelamento ou liquidação do débito em atraso”, frisou.
Para participar do mutirão, o consumidor interessado deverá levar o valor da dívida, faturas de cartão de crédito, termos de acordo não cumpridos, faturas de água, luz, telefone, em atraso, ou qualquer outro documento que possa comprovar a origem e o valor da dívida, de preferência, atualizado.
No caso das dívidas com instituições financeiras (cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos), o consumidor obrigatoriamente deverá fornecer no atendimento um e-mail de contato válido, pois o atendimento no Procon e o retorno das instituições financeiras, poderá ocorrer por meio eletrônico.
“Ainda mais importante, é que o consumidor apresente ao credor uma proposta de quanto poderá pagar mensalmente para eventual parcelamento da dívida. Após apresentada a proposta pelo consumidor, ele receberá o retorno diretamente do fornecedor, cujo prazo médio de resposta é de até 10 dias úteis”, explicou.
O atendimento será realizado somente pelo titular da dívida. Em caso de dúvidas, poderão ser esclarecidas pelo whatsapp (37) 99831-5762, de segunda a sexta feira de 12h às 17h.