Redação
Será lançado na Câmara Municipal de Nova Serrana, amanhã (22) o Procon Mirim. O projeto vai promover a educação para o consumo e orientar sobre os direitos dos consumidores. O público-alvo do projeto são os alunos da rede pública municipal e estadual de Nova Serrana.
A educação para o consumo é um dos direitos do consumidor previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, é um dos princípios da Política Nacional de Relações de Consumo do Governo Federal. O tema trata de ações comuns do dia a dia como ir ao supermercado, comprar pela internet, pelo cartão de crédito etc., com orientações sobre o consumo consciente e sustentável.
Para ensinar alunos da rede pública municipal e estadual sobre o tema, cerca de 100 professores serão capacitados no curso sobre educação para o consumo, que acontecerá no dia 22 de outubro. Os professores serão os multiplicadores dos conhecimentos acerca dos direitos e deveres do consumidor.
O coordenador do Procon de Nova Serrana, Gustavo Amaral, explica que os professores serão acompanhados por representantes da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) de Belo Horizonte. “Eles nos darão apoio no projeto acompanhando os professores nas atividades realizadas com os alunos”.
O Procon Mirim será desenvolvido pelo Procon de Nova Serrana e Ministério Público, em parceria com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Superintendência Regional de Ensino (SER).