Emanuela Souza

Professores da  Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) das unidades de São João del Rei e Divinópolis entraram em greve nesta segunda-feira (16). Em votação realizada em assembleia na última quarta-feira (9), foi decido que os docentes também iriam aderir ao movimento, que é contrário à  Proposta de Ementa à Constituição (PEC) 55.

Estudantes da instituição estão em greve desde a semana passada, e servidores técnico-administrativos desde o último dia 24. Alunos e professores são contra a execução da PEC 55 que visa criar um teto para os gastos públicos e reformar as bases do ensino médio. Segundo eles a proposta trará impactos negativos para o ensino público, e reduzirá as verbas destinadas às instituições federais.

A assembleia foi realizada simultaneamente nas unidades, e ao todo participaram 368 professores, sendo 279 a favor, 79 contra, e havendo 10 abstenções. A greve não possui data de término, e alunos e professores a manterão à espera de serem ouvidos pelas autoridades governamentais.