53 das 54 escolas municipais estão de portas fechadas a partir desta sexta-feira (09)

Após quatro dias em operação tartaruga na rede municipal de educação, em Divinópolis, a categoria anunciou, nesta sexta-feira (09), greve geral. De acordo com o o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal (Sintemmd), Rodrigo Rodrigues, das 54 escolas municipais, 53 estão de portas fechadas.

Segundo ele, apenas o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do bairro Lagoa dos Mandarins está funcionando parcialmente.

“Vamos até lá conversar sobre esta situação. Precisamos receber os nossos salários, a nossa reivindicação é simplesmente essa”

Os profissionais receberam, até agora, apenas R$1 mil referente ao pagamento de setembro.

“Incluindo os vales transporte e alimentação e estamos com os pagamentos referentes ao mês de outubro em aberto”.

“Essa é uma questão que não conseguimos sustentar mais, até porque não dá nem para ir trabalhar se os salários não forem pagos”, disse Rodrigo.

Busca por solução

Sobre as conversas com a Prefeitura, o diretor do Sintemmd disse que busca exaustivamente encontrar uma solução para esta situação, embora, segundo ele, a prefeitura se mobilizasse pouco.

“Temos tido um bom relacionamento e um trabalho muito forte junto a secretária de educação, Vera Prado, mas os demais secretários do Executivo se apresentam muito frios diante disso e vemos que precisa fazer algo e de imediato”, explicou.

A categoria continua  manifestando e a partir desta segunda-feira (12), o comando de greve vai apresentar uma série de atividades ao longo da próxima semana. De acordo com a categoria, assim que receberem os salários retornarão as atividades.