Diego Henrique
O curso de Capacitação dos Profissionais de Atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Oeste (Samu) foi realizado nessa semana no auditório do campus da Universidade de Alfenas (Unifenas).
O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, participou do encerramento da 4ª semana e destacou a importância do primeiro atendimento prestado pelo Samu.
“O Samu é um ente novo que nasce. Teremos mais capacidade de salvar vidas naquele primeiro atendimento com maior agilidade. Parabéns para vocês que vão começar a trabalhar neste atendimento. Não estamos aqui por acaso, estamos aqui porque trabalhamos muito para o Samu sair do papel”, afirmou o prefeito para os funcionários do Samu.
No total são cinco turmas, com média de 120 pessoas. Estão envolvidos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância. O serviço contará com 24 bases descentralizadas distribuídas nos municípios da Região Oeste, garantindo a cobertura dos 54 municípios e uma Central de Regulação em Divinópolis para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192.
Estrutura
O Samu nasce com 18 hospitais mapeados e credenciados em toda a região de abrangência do Consórcio de Urgência e Emergência (Cis-Urg) Centro-Oeste. Além de 24 bases de ambulâncias. O serviço contará com 31 novas ambulâncias, dessas sete serão ambulâncias avançadas que praticamente são uma UTI móvel.
O Samu é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura qualificada, o Samu 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.
O Samu 192 funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e, à população dos 54 municípios que compõem a macrorregião, beneficiando cerca de 1,1 milhão de pessoas. A iniciativa de regionalização do Samu resultará na redução de mil morte/ano na região.