Feito pelo Governo Federal, o Internet Para Todos irá beneficiar comunidades rurais; Comunicado foi divulgado pelo vereador Adair Otaviano nesta terça (13);

 

Marcelo Lopes

 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Adair Otaviano (MDB), anunciou em pronunciamento durante a reunião ordinária desta terça-feira (13) que o programa Internet Para Todos, feito pelo Governo Federal, irá ser implantado na cidade. De acordo com o edil, o assunto foi comunicado pelo prefeito Galileu Machado (MDB), onde no município, o projeto terá como principais beneficiados os moradores de Zonas Rurais, tendo nas comunidades, serviços de alta velocidade.

“Já tínhamos ouvido também pelas propagandas do Governo Federal com relação à internet gratuita, banda larga, que vai ser estendida a todos os municípios que se interessarem aderir ao programa. Divinópolis se interessou e nós temos várias comunidades rurais que vão fazer parte do programa, que através do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações de Comunicações, as comunidades de Amadeu Lacerda, Branquinhos, Buritis, Córrego do Paiol, Cachoeirinha, Choro, Córrego Falso, Costas, Djalma Dutra, Ferrador, Inhame, Lages, Lavapés, Lopes, Mata dos Coqueiros, Perobas, Quilombo e Tamboril vão estar recebendo o sinal”, diz.

Próximos passos

Segundo Adair, o processo para a implantação do projeto se iniciará com uma licitação para definir a empresa que prestará o serviço nos locais. Sobre como o funcionamento irá ser procedido, o vereador acredita que será por meio de antenas transmissoras.

“Em cada comunidade, o Município deverá, juntamente com a empresa que vencer as licitações, ter um terreno da Prefeitura (não sabemos ainda se precisa ser exatamente da administração ou se a empresa que ganhar pode alugar um lote), para colocar as antenas para a internet funcionar (…) Sabemos que em alguns locais, deverão adquirir aparelhos roteadores para poder fazer o uso. É notório que o programa vem, mas irá dar lucro para alguém, pois é necessário a disponibilidade do aparelho. Então, o pessoal da Zona Rural vai poder aderir da forma que atender às necessidades”, explica.

Quando o programa será implantado?

De acordo com Adair, ainda não há uma definição nas datas que iniciarão as licitações e o começo da implantação do Internet Para Todos, mas o vereador afirma que estará providenciando detalhes em benefício dos que moram mais longe, como estudantes e outros moradores rurais, além do objetivo de divulgar ao cidadão. “Todas as informações que o Executivo nos repassar, automaticamente nas próximas reuniões, estaremos trazendo a público. Precisamos falar dos assuntos que são bons para o povo”, completa.