“Educador do Futuro” pretende capacitar educadores da cidade para facilitar a disseminação do empreendedorismo nas escolas
O Sebrae Minas e a Prefeitura de Pitangui são parceiros do “Educador do Futuro”, um programa de fomento ao empreendedorismo nas escolas do município. Uma das ações desta iniciativa é capacitar professores da rede municipal para que estejam preparados para diversificar suas práticas pedagógicas no ambiente digital.
Desde o início da pandemia, as escolas precisaram se adaptar ao ensino remoto, e o ‘Educador do Futuro’ tem possibilitado otimizar a prática em 11 instituições de Pitangui. Ao todo, 29 servidores públicos estão sendo capacitados a atuar como multiplicadores no ambiente escolar, de modo a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e as aulas mais interessantes e eficazes.
“Apresentamos aos professores a ferramentas on-line que poderão ajudá-los a disseminar a prática pedagógica, para que se tornem mais seguros e autônomos no uso da tecnologia, tanto no preparo de suas aulas como no contato diário com os alunos pelo ambiente digital”, justifica Thomas Aurbach, sócio e fundador da empresa responsável pelo desenvolvimento e aplicação dessa primeira ação do programa que termina no dia 5 de julho.
A capacitação é realizada em 15 encontros virtuais com carga horária total de 60 horas. Mas, o programa vai além da inclusão digital.
“Nosso propósito é transformar vidas por meio do empreendedorismo. Para isso, uma das estratégias é disseminar a cultura empreendedora nas escolas, e o primeiro passo é facilitar o acesso dos educadores a este ambiente on-line ”, explica a analista do Sebrae Minas Fabiana Rocha.
Amélia da Silva Ferreira Protásio, secretária municipal de Educação de Pitangui, destaca a importância do programa.
“Em tempos de pandemia, os papéis foram invertidos e as famílias precisaram se estruturar para estarem mais presentes na educação de seus filhos. Não por acaso, a educação municipal de Pitangui passa por um processo de transformação, e o projeto “Educador do Futuro” vem para atender as necessidades dos professores, que permanecem ensinando à distância”.