Após aprovação do Edital de Patrocínio, estações recebem novo projeto de restauração
Ayllana Ferreira
Terceiro lugar em Edital de Patrocínio de Patrimônio Cultural do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais propõe projeto para restauração das estações Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo em Itapecerica. O projeto faz parte de um edital divido em três partes para projetos de restauração de locais que são importantes para a história da cidade.
A Rede Cidade, empresa que presta assessoria para o município em questões relativas ao Patrimônio Cultural e já acostumada com esse tipo de demanda, propôs a restauração das duas estações, uma de 1890 e outra de 1913, que pararam de funcionar em virtude da falta de investimentos em ferrovias.
Ambas as estações fazem parte de uma iniciativa maior chamada Trem Turístico, que busca valorizar e reativar várias linhas que foram extintas quando a Linha de Divinópolis foi privatizada nos anos 90.
Segundo Taise Travassos da comunicação da Rede Cidades, a restauração tem, também, como objetivo restaurar a memória das cidades e fortalecer laços. “É tudo uma questão de a sociedade ter de volta; a sociedade que tem apreço, que as vezes o avô passou por lá, o pai, enfim, ter de volta esse espaço recuperado, essa questão do pertencimento” contou. “As pessoas se identificam com o local, gostam de ver aquilo preservado. É a continuidade da história para que não se perca. Independente se vai ter um novo uso, a estrutura vai ser restaurada”.
A reforma foi aprovada no dia 03 de setembro, cumprindo com excelência em todas as etapas do “concurso”. No total, foram disponibilizados R$30.000 (com R$5.000 de contrapartida). O projeto arquitetônico começará a ser elaborado em janeiro, com previsão de término em maio. “O começo tem que ser por um Projeto, e já teremos isso aí”, explicou a assessora.