Portal Centro-Oeste
Três mil alunos de Divinópolis devem integrar o projeto Agente Mirim de Trânsito. Desenvolvido pela concessionária AB Nascentes das Gerais, a iniciativa levar até as escolas palestras lúdicas sobre educação no trânsito.
O primeiro dia do Agente Mirim de Trânsito foi na Escola Estadual Luiz Viana de Melo Sobrinho, no bairro Porto Velho, na quinta-feira (17). Em dois dias, cerca de 300 alunos com idades entre 7 e 12 anos participaram de palestras que visam ensinar sobre a educação no trânsito.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Trânsito e com a Polícia Militar Rodoviária. O objetivo do projeto, que integra o Programa de Gestão Social (PGS) da concessionária, é proporcionar aos estudantes situações e experiências concretas de ensino-aprendizagem que lhes permitam desenvolver a consciência da cidadania e da ética, de forma que possam desenvolver valores, hábitos e comportamentos seguros no trânsito.
Além de aulas teóricas e práticas sobre as leis de trânsito brasileiras, a concessionária também distribuirá centenas de “bloquinhos de multa” para que as crianças possam autuar os pais, familiares e amigos quando cometerem qualquer infração no trânsito. É uma forma divertida de incentivar crianças a aprenderem sobre as leis de trânsito.
A coordenadora do PGS da concessionária, Karem Portaluppi, aposta na conscientização desde cedo, por acreditar que as crianças são multiplicadoras das boas condutas no trânsito.
“Queremos que estes alunos levem esses ensinamentos para casa, cobrem seus familiares e cresçam sabendo sobre as atitudes positivas em relação ao trânsito”, pontua.
A formatura dos Agentes Mirins deve atingir cerca de 3 mil crianças e está programada para a Semana Nacional do Trânsito. Deverá seguir durante todo o mês com as palestras nas escolas municipais e estaduais da área de influência do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, inscritas na ação.